Município de Capinópolis assina convênio com a UFU para desenvolvimento de Plano Diretor

O plano irá apontará as ações de desenvolvimento econômico, ambiental, de infraestrutura urbana e de políticas sociais.

Foto: Paulo Braga / Tudo Em Dia
Foto: Paulo Braga / Tudo Em Dia

O Município de Capinópolis assinou convênio com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para desenvolvimento do Plano Diretor Municipal (PDM). A assinatura ocorreu na Prefeitura Municipal de Capinópolis nesta quinta-feira (23) de janeiro.

Assista à reportagem:

O Plano Diretor Municipal definirá as políticas de crescimento de Capinópolis nos próximos anos, além de apontar as ações de desenvolvimento econômico, ambiental, de infraestrutura e políticas sociais.

Na próxima etapa, audiências públicas deverão ser realizadas para discutir os eixos que irão compor o plano. As demandas da população serão levadas em consideração.

O Município de Capinópolis acatou uma recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) para criação do plano. 

“É um momento importante para Capinópolis, este início de parceria do município com a universidade para elaboração do Plano Diretor. Surgiu em 2013, quando o município tinha algumas obrigações de elaborações de leis ambientais. No âmbito daquelas leis, o município firmou um TAC [termo de ajuste de conduta] prometendo elaborar o plano diretor”, disse a promotora de Justiça, dra. Maria Carolina Silveira Beraldo.

Representantes da UFU estiveram presentes, bem como parlamentares da Câmara Municipal de Capinópolis. O Legislativo votará o Plano Diretor.

“Este Plano Diretor deveria ter iniciado quando a cidade foi criada. Talvez, hoje, estaríamos em outro patamar”ressaltou o presidente do Legislativo capinopolense, Luciano Belchior.

Antônio Oliveira Júnior, doutor em organização e gestão de território, destacou que vários diagnósticos serão efetuados com relação à cidade.

“Primeira etapa do Plano Diretor é a elaboração de um diagnóstico da cidade, diagnóstico socioeconômico, mais o diagnóstico das condições urbanas da cidade. E para isso, nós vamos ouvir a população. Nós vamos fazer uma audiência pública de instalação na câmara”.

O valor do convênio é de R$90 mil, valor abaixo de mercado, já que a Universidade não tem fins lucrativos.

O prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto, falou à reportagem do Tudo Em Dia e ressaltou a importância da participação da sociedade na elaboração do Plano Diretor.

“Quem tem nos acompanhado, sabe da valorização que esta gestão tem dado a este Plano Diretor, sabe que as dificuldades são grandes. Nós sabemos que nosso município tem de crescer de forma ordenada, precisamos ter diretrizes. Queremos que a população participe, que a população dê sugestões, que veja o que nós podemos melhorar”, finalizou o prefeito.

Fotos:

Capinópolis promoverá mutirão de limpeza contra a Dengue

Pré-Carnaval Dourado será nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2020