Capinópolis em alerta contra a dengue

(Foto: Ascom)
(Foto: Ascom)

Os agentes do Controle de Endemias — ACEs — realizaram o levantamento rápido de infestação do Aedes aegypti em Capinópolis no princípio de janeiro. Foram encontrados focos do mosquito em 8,3% das residências investigadas. O aceitável pela Organização Mundial de Saúde é 1%.

Para realizar o LIRA, a equipe visita certa quantidade de casas de todos os bairros da cidade, faz a inspeção, recolhe as larvas encontradas, destrói os focos e orienta os moradores a não deixar que ali se torne novamente um foco.

Foram encontrados focos nos seguintes bairros: Paraíso, Centro, Vale dos Sonhos, Parte Primitiva, Boa-Fé, Loteamento João Alves, Campos Elíseos, Semíramis I, ideal II, Brasília, Alvorada  I e II, Roney de Almeida Garcia, Recanto das Acácias II, Wagner de Paula, São João, Barbosa, Recanto das Acácias IV e Florêncio I.

Locais onde foram encontradas as larvas do mosquito: Tambor que o morador recolhe água das chuvas ou da máquina de lavar roupas,  bebedouro de água para animais, lona plástica, caixa d’água mal tampada, vaso sanitário em desuso, pneu no quintal, lata de tinta,  entulho,  barco, garrafa PET, carro velho,  tanque de lavar roupa e pratinho com planta.

Preocupada com a situação, a Secretaria Municipal de Saúde inicia na segunda-feira, dia 27, o Mutirão de Limpeza contra a dengue, começando pelos bairros Brasília, Vale dos Sonhos e Paraíso.

Um carro de som estará diariamente avisando nos Bairros onde estará a equipe trabalhando.

O vírus não está circulando intensamente em Capinópolis. Neste mês de janeiro ocorreram apenas quatro notificações de dengue, mas a situação é preocupante, se a população não colaborar pode haver um surto de dengue em Capinópolis neste verão.

“Nós estamos agindo, agora é a vez da população ser a nossa parceira, mantendo limpos seus quintais e eliminando locais que podem acumular água da chuva porque a dengue já matou em Capinópolis em 2015 e não queremos que isto volte a acontecer”, destaca a secretária de saúde, Sandra Barbosa.

Pré-Carnaval Dourado será nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2020

Cursos de Técnico de Enfermagem e de Segurança no Trabalho tem início em Capinópolis