Artigo: Você aceita bem o seu envelhecimento?

Você já reparou o quanto as pessoas têm dificuldades em aceitar o envelhecimento? Muitas vezes quando chamamos alguém de senhor ou senhora logo somos corrigidos.

Por que será que temos tamanha dificuldade em lidar com o envelhecimento? A resposta é simples: não fomos ensinados a gostar de envelhecer.

Envelhecer, para muitos ainda é sinal de decadência, incapacidade e de uma fase em que não temos perspectiva nem utilidade.

Além disso, envelhecer mexe com nossa vaidade. Logo que surgem os primeiros sinais na pele muitas pessoas recorrem a procedimentos estéticos com o intuitivo de rejuvenescer.

Mas será que é sadio negar essa fase da vida? Será que não existe velhice beleza e felicidade no envelhecer?

Como todas as demais fases da vida o envelhecimento deve ser vivenciado com plenitude e precisamos aprender a enxergar tudo que ele pode nos oferecer.

O primeiro passo para envelhecer bem é aceitar o envelhecimento como um processo natural na vida de qualquer pessoa e buscar vivenciá-lo da melhor forma possível. Isso inclui não se limitar, continuar exercendo suas funções no ambiente familiar e social em que vive e aproveitar tudo aquilo que essa fase tem a oferecer.

Aproveite o tempo disponível para fazer aquilo que antes não fazia por falta de tempo. Pratique exercícios, mesmo aqueles mais radicais. Aprenda coisas novas e ensine também.

Como toda fase a velhice tem sua beleza e cabe a nós admira-la.
Que possamos aprender que as rugas e os cabelos esbranquiçados são bonitos sim pois trazem consigo sabedoria e memórias que nenhuma juventude pode comprar.

A velhice precisa deixar de ser sinônimo de adoecimento, dependência e inércia. É possível envelhecer sendo ativo e feliz.

Afinal, se não queremos envelhecer, devemos nos preparar para morrer jovens.

A verdade mesmo é que desde o dia em que nascemos já começamos a envelhecer, portanto viva cada fase da vida desfrutando do melhor que ela oferece a você.


Daniela Lourenço Miranda Cortes — Psicóloga

A posicionamento de colunistas não representa, necessariamente, a opinião do jornal Tudo Em Dia.

Botulismo pode ser a causa de doença em três mulheres de Canápolis

Moto que havia sido furtada em Capinópolis é recuperada