Realizada ação contra hanseníase no centro de Capinópolis

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã de quarta-feira, dia 29, na Avenida 101, em frente à Drogaria Americana, uma ação contra a Hanseníase, marcando o Janeiro Roxo, voltado para a Hanseníase, visando orientar a população sobre os principais sintomas e tratamento da doença com a participação de membros das equipes dos PSFs Recanto das Acácias e Alvorada.

A coordenadora epidemiologia, enfermeira Laise Suriani, falando sobre a ação disse que “o trabalho visa conscientizar a população referente ao diagnóstico e ao tratamento e como identificar a doença, ou seja, os principais sintomas”, destacando que a equipe fez uma passagem pelo comércio fazendo a divulgação.

Além da orientação com distribuição de folders, uma enfermeira fez o teste de glicemia e aferição de pressão arterial nas pessoas durante todo o evento.

Conheça um pouco mais sobre a Hanseníase

A Hanseníase é uma infecção crônica normalmente causada pelo bacilo álcool-ácido resistente Mycobacterium leprae, que apresenta um tropismo incomparável pelos nervos periféricos, pele e membranas mucosas do trato respiratório superior. Os sintomas são múltiplos, inclusive lesões cutâneas, polimórficas anestésicas e neuropatia periférica. O diagnóstico é clínico e confirmado por biópsia. O tratamento é feito com dapsona combinada a outros fármacos antimicobacterianos. Os pacientes tornam-se rapidamente não contagiosos após o início da terapia.
Pessoas interessadas em obter maiores informações e orientação sobre a Hanseníase devem procurar o seu PSF. 

Garota de 17 anos morre em acidente em Araguari

Audiência pública aprovou transformação de duas áreas em perímetro urbano em Capinópolis