Audiência pública discutiu situação de pescadores

Os pescadores que vivem do pescado do Rio Paranaíba, foram notificados extrajudicialmente para desocuparem a área de segurança da hidrelétrica

(Foto: Gabriel Kazuto/Tudo Em Dia)
(Foto: Gabriel Kazuto/Tudo Em Dia)

O Poder Legislativo de Capinópolis intermediou uma audiência pública para discutir interesses dos pescadores que vivem da pesca no Rio Paranaíba. Recentemente, os pescadores foram notificados extrajudicialmente para que desocupem a área de segurança da usina hidrelétrica instalada no Rio Paranaíba.

O biólogo e especialista em patrimônio da multinacional SPIC Brasil, Guilherme Mendes Furgler, esclareceu algumas dúvidas dos pescadores durante a audiência.

Colônia de Pescadores Z-07, de Cachoeira Dourada e a prefeitura Municipal de Capinópolis enviaram representantes.

O debate de ideias, que buscou uma solução para o caso, foi intermediado de forma produtiva pelo presidente da câmara em exercício, Caetano Neto da Luz (PSDB). O vereador Luciano Belchior (MDB), atual presidente do Legislativo, voltava de uma viagem onde buscava recursos para Capinópolis e chegou quando a audiência já havia iniciado.

Apesar de regras claras, que impedem a ocupação da área de segurança, esta primeira audiência tentou encaminhar um novo horizonte aos pescadores, que estão apreensivos com a situação. A vereadora Neide Martins (MDB) teve a iniciativa da realizar o encontro.

Cícera, uma das trabalhadoras que vivem da pesca no Paranaíba (de pé, com microfone na mão), ressaltou a importância de ter um local próximo ao rio para abrigar do sol escaldante e da chuvas quando estão pescando (Foto: Paulo Braga/Tudo Em Dia)

Uma nova audiência pública deve ser realizada nos próximos meses e deve contar com a presença dos diretores da usina hidrelétrica de São Simão, gerida pela SPIC Brasil.

“Nosso objetivo é intermediar uma solução viável. Sabemos do sofrimento dos pescadores, que sustentam suas famílias com o pescado advindo do Rio Paranaíba e não ficar inertes diante esta situação”, disse o presidente do Legislativo, Luciano Belchior.

Resumo da sessão da Câmara de Capinópolis em 17/02

MEC divulga hoje resultado da segunda chamada do ProUni