Novo fórum de Itapagipe atende expectativas da população

Inauguração levou esperança de uma Justiça mais célere e acessível à comunidade

noticia5-novo-forum-de-itapagipe-.jpg
O hasteamento da bandeira foi feito pelos alunos Murilo, Davi e Gilson, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd)

A chuva que castigava a região do Triângulo mineiro deu uma trégua. O sol não. Mas o calor intenso, superior a 30ºC, não arrefeceu o ânimo e otimismo do povo de Itapagipe, comarca a 660 quilômetros de Belo Horizonte, onde o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, inaugurou a nova sede do Judiciário local.

O Fórum Elias Geraldo de Queiroz, que funcionava desde 1991 no segundo andar do prédio da Prefeitura Municipal, ganhou novo endereço. E não parou por aí. A moderna edificação já foi inaugurada abrigando mais um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

noticia10-Placa-de-Inauguracao-do-Forum--novo-forum-de-itapagipe-.jpg
Juíza Juniara Cristina Fernandes e desembargadora Mariangela Meyer descerram placa, ao lado da prefeita Benice Maia e do presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais; do outro lado, o corregedor-geral Saldanha da Fonseca, o desembargador Amauri Pinto Ferreira e o presidente da Câmara, Sinvaldo Roberto Barbosa

Além do presidente do TJMG, participaram da cerimônia a 3ª vice-presidente, desembargadora Mariangela Meyer; o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Gilson Soares Lemes; o superintendente de Obras, Amauri Pinto Pereira; e o desembargador Sérgio André da Fonseca Xavier, entre outras autoridades.

A festa teve como anfitriã a diretora do foro da Comarca de Itapagipe, juíza Juniara Cristina Fernandes Orthmann, que praticamente chega à cidade de mãos dadas com a nova casa, pois assumiu a direção do foro em dezembro do ano passado. A prefeita da cidade, Benice Maia Nery, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Sinvaldo Roberto Barbosa, também compuseram a mesa de honra da cerimônia.

Acessibilidade

O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, não escondeu a felicidade de inaugurar mais um fórum em Minas Gerais, parte do seu projeto de modernização do Judiciário no estado. “É o sexto prédio que inauguramos desde dezembro do ano passado”, disse o presidente. O novo fórum tem apenas um nível, o que facilita o acesso de idosos e deficientes.

Ele lembrou da recente inauguração do novo fórum de Miradouro no último dia 11, onde também esteve, e destacou a importância do Tribunal de Justiça inaugurar novos fóruns em pequenas cidades, que, segundo ele, são a grande maioria em Minas.

noticia12-novo-forum-de-itapagipe-.jpg
O presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais, destacou os altos níveis de educação e saúde em Itapagipe e disse que o fórum local é o sexto que inaugura desde dezembro

Em Itapagipe, Nelson Missias de Morais fez questão de destacar os índices invejáveis apresentados pela cidade na educação e na assistência à saúde. O município tem atualmente 100% das moradias com água tratada e coleta de esgoto. “Sei que índices como esses não acontecem por acaso e muito menos da noite para o dia, e são reflexo de uma sequência de ações corretamente desenvolvidas e encadeadas por gestores comprometidos com o bem-estar e com a felicidade de seus moradores”, observou o presidente.

O presidente encerrou seu discurso fazendo menção ao nome de Itapagipe, que em tupi significa “pedra dura”. Ele fez uma analogia com a atual situação do Poder Judiciário no País, que, segundo ele, precisa se comportar como uma “itapagipe” para resistir às pressões e ataques que vem sofrendo de vários setores com o objetivo de enfraquecê-lo.

“O Brasil está entre os dez países mais desiguais do mundo, e não vemos atualmente nenhuma política para reverter esta situação. Ao contrário, o que assistimos são políticas de retiradas de direitos e favorecimento aos grupos mais abastados”, completou o presidente, que defende um Poder Judiciário cada vez mais forte como forma de combater as desigualdades e promover justiça.

O presidente ainda lembrou que em breve será construída em Itapagipe, com a ajuda da prefeitura, mais uma unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) no estado, já presente no município vizinho de Frutal.

Processos eletrônicos

A juíza Juniara Cristina Fernandes Orthmann já se sente em casa, mesmo estando na comarca há apenas dois meses.

Ela fez questão de agradecer o presidente Nelson Missias pelo empenho na construção do novo fórum e destacou que a atual gestão dá atenção especial à Justiça de primeiro grau. “A atuação do presidente gera ânimo, vontade de aprimorar ainda mais o importante papel desenvolvido pelo Poder Judiciário nesta comarca”, enalteceu.

noticia8-novo-forum-de-itapagipe-.jpg
Juíza Juniara Cristina Fernandes Orthmann elogiou a ampla atenção que esta gestão tem dado à Justiça de primeiro grau

Mais uma vez, a magistrada fez questão de lembrar a importância de o novo prédio ser voltado para a acessibilidade das pessoas, principalmente de idosos e pessoas com algum tipo de deficiência. “Além de ser amplo, moderno, arejado, pensado para a realidade da cidade, que apresenta elevadas temperaturas em determinados meses do ano, o novo fórum já chega preparado para receber processos eletrônicos”, enfatiza a juíza.

Atualmente os processos cíveis já são eletrônicos, e em breve os criminais também estarão informatizados.

A juíza lembra que a Comarca de Itapagipe também engloba as demandas de São Francisco de Sales, atualmente com 12 mil habitantes, a 48 quilômetros da sede.

Emoção

noticia-itapagipe.jpg
Prefeita Benice Maia agradeceu ao presidente Nelson Missias a intermediação, pelo TJMG, do acordo entre Estado e municípios

A prefeita Benice Maia, visivelmente emocionada, fez questão de agradecer o presidente Nelson Missias de Morais pelo acordo, intermediado pelo TJMG, entre o governo do estado e municípios.

O acordo possibilitou que o estado voltasse a pagar, mesmo que parceladamente, dívidas com as cidades, que estavam de pires nas mãos atrás de dinheiro. “Não tínhamos dinheiro para comprar nada, e o acordo nos salvou”, agradeceu a prefeita.

Nesse momento, o presidente Nelson Missias apertou a mão da desembargadora Mariangela Meyer, responsável pelo acordo, em um claro sinal de agradecimento.

Cejusc

A 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer, novamente lembrou a importância dos Cejuscs para a Justiça. “O Tribunal de Justiça tem tomado todo o cuidado para inaugurar novos fóruns já com unidades dos Cejuscs, para promover uma justiça mais ágil, priorizando os acordos e agilizando o Judiciário. É uma nova cultura que começa a acontecer”, destacou a desembargadora.

noticia7-novo-forum-de-itapagipe-.jpg
A 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer, salientou a importância de inaugurar os Cejuscs junto com os novos fóruns

Juniara também destacou a importância do novo fórum já abrigar um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). “O Centro possibilitará atendimento imediato à população e resoluções mais rápidas de litígios”, comemorou a magistrada. Atualmente, o foro da comarca movimenta em torno de 6 mil processos.

Apesar de ter convivido quase nada com a sede anterior, a juíza Juniara lembra que o espaço que funcionava no Centro de Itapagipe era muito amplo, mas tinha acesso restrito a idosos e deficientes.

Além do mais, o novo fórum ganhou mais segurança com a construção de uma cela exclusiva para presos que chegam à comarca para prestar depoimento em audiências.


Dignidade

O juiz Fabiano Garcia Veronez, que atualmente é titular em Uberaba, assumiu a Comarca de Itapagipe entre 2017 e dezembro de 2019 e se lembra das dificuldades enfrentadas na antiga sede.

“As instalações antigas eram muito precárias, e o novo fórum veio a calhar. A cidade é quente demais, e a sensação térmica é de uma temperatura ainda maior. Agora tenho certeza de que a população vai ser atendida com muita dignidade”, destacou o magistrado, que não pôde participar da cerimônia, por estar em Belo Horizonte.

Mais e melhor

Um dos funcionários mais antigos da comarca, o administrador e oficial de apoio Gilvan José Carneiro, no fórum desde a inauguração em 1991, também faz referência à questão da acessibilidade e ao conforto oferecidos pelo novo prédio.

“Ah… trabalhar aqui vai ser muito diferente e sobretudo melhor. Melhor para nós, servidores, e melhor principalmente para a população. Cadeirantes, idosos e grávidas não vão mais precisar sofrer para acessar o fórum. Aqui tudo é plano e acessível”, comemorou o funcionário.

noticia15-novo-forum-de-itapagipe--administrado-gilvan-jose-carneiro-.jpg
Gilvan José Carneiro é um dos funcionários mais antigos da comarca: “Agora podemos fazer mais e melhor”

Mas Gilvan não deixa de ser grato à Prefeitura Municipal de Itapagipe, que cedeu por quase 30 anos o segundo andar do prédio da administração para que a Justiça pudesse funcionar na cidade. “Fizemos o nosso trabalho. Agora podemos fazer mais e melhor”, encerra Gilvan.

Radiante também estava a responsável pela limpeza do fórum, a servidora Márcia Borges de Moraes, que há 27 anos trabalha na comarca. Prestes a se aposentar, Márcia é só alegria. “Olha, eu nem tenho vontade de ir para casa de tão bom que é trabalhar aqui neste novo prédio”, comentou com um sorriso que não lhe cabia no rosto.

Cadeirante

A palavra acessibilidade será empregada ao pé da letra pelo aposentado Avezino Alves Ferreira, de 51 anos. Cadeirante há 23 anos, ele está prestes a mover um processo de usucapião e já vai aproveitar plenamente o novo fórum.

“No antigo era impossível entrar. Como eu ia subir tantos degraus?”, questiona o cadeirante. Ele ainda não conhece o novo prédio, mas sabe que foi preparado para pessoas com limitações físicas como as dele. “É bom saber que ainda se lembram das pessoas deficientes”, completa.

noticia2-novo-forum-de-itapagipe--Sr avezino alves ferreira.jpg
O cadeirante Avezino Alves Ferreira não conseguia entrar no antigo fórum; agora ficará mais fácil entrar com o processo de usucapião que pretende ajuizar

O aposentado Milton Routh, de 72 anos, também vibra com o novo fórum e destaca a limpeza do local. “Está muito bonito e limpo. O antigo era quente e apertado”, comparou o aposentado, que tem uma ação referente a dois terrenos que comprou na cidade, quando ainda estavam em processo de inventário.

noticia-novo-forum-de-itapagipe--Sr.-milton.jpg
Milton Routh, de 72 anos, poderá acompanhar duas ações relativas a terrenos em ambiente mais arejado

Cidadão honorário

noticia17-novo-forum-de-itapagipe-.jpg
Presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais recebeu o título de Cidadão Honorário das mãos do presidente da Câmara Municipal, Sinvaldo Roberto Barbosa

O presidente da Câmara Municipal de Itapagipe, vereador Sinvaldo Roberto Barbosa, homenageou o presidente Nelson Missias de Morais com o título de Cidadão Honorário de Itapagipe.

Também recebeu o título o procurador José Carlos Fernandes Junior, que já foi promotor de justiça na comarca.

Autonomia do BC aumenta chances de inflação baixa, diz Campos Neto

Comissão de ética da Presidência arquiva processo contra Wajngarten