Válvula EGR: saiba mais sobre este dispositivo em seu carro

(Divulgação)
(Divulgação)

Dizemos que a EGR é um dispositivo utilizado nos veículos automotores, com a função de introduzir uma parcela dos gases de escapamento no coletor de admissão, para se misturar com a nova mistura admitida, sendo utilizado desde os anos 1970.

Todos sabemos que os automóveis são grandes fontes de poluição, pois emitem, ao estarem em movimento, diversos gases para a atmosfera. Na composição destes gases, que são liberados via escapamento, estão diversos gases que afetam tanto o meio ambiente, como a saúde do seres vivos, principalmente do ser humano, de forma agressiva.  

Tendo isto em mente, foi necessário pensar e desenvolver algo que tivesse como função, a redução destas ações prejudiciais a saúde e ao meio ambiente. Desta forma, tendo este objetivo em mente, foram criados componentes como a Válvula EGR, que é pilotada pela Unidade de Comando do Motor.

Pelo que vimos até agora, entende-se que o motivo pelo qual se faz a incorporação da Válvula EGR nos motores automotivos é a diminuição da emissão dos Óxidos de Nitrogênio, que são óxido nítrico e dióxido de nitrogênio. Seus impactos são: impedimento da troca gasosa das folhas prejudicando a fotossíntese e reação com o vapor d’água, provocando a chuva ácida e, para os seres humanos, tende a causar certa ardência nos olhos, nariz e mucosas em geral e o que é pior, também diminui a função respiratória em crianças.

Este disposto é localizado em um tubo ou canal, que liga o escapamento ao coletor de admissão do motor. Isto permite que a EGR possibilite que haja uma passagem dos gases, através do escape. Nos dias atuais, percebe-se que houve uma evolução em todo o dispositivo e a entrada e saída da válvula é controlada através do vácuo. 

É importante estar atento aos sinais que a válvula apresenta ao condutor quando está perto de falhar completamente. A seguir, dois sintomas comuns de quando a válvula não está em perfeito funcionamento: 

Aumento considerável no consumo de combustível

Como estes gases contém inúmeras partículas sujas, o acúmulo destas pode atrapalhar o funcionamento correto da válvula. Sendo assim, isto afetará a eficiência da combustão. Dessa forma, alterações no consumo de combustível do veículo podem ser um indicador dessa situação.

Luz indicativa acesa no painel

O painel do veículo é um item muito importante pois é através dele que o motor se comunica com o condutor. Por isto, quando dirigimos, devemos estar atentos a qualquer sinal de luz que for sinalizado. É comum dizer que toda alteração anormal no funcionamento do motor fará com que a luz acenda. Então, fique atento a esse sinal também. A válvula para reposição pode ser encontrada em lojas físicas e online, como o site autopecasonline24.pt em que possibilita inúmeras facilidades e nesta loja, você pode adquirir peças de qualidade e com ótimo custo benefício. Busque por ajuda para realizar a troca das peças e a manutenção do veículo.

Carnês de Iptu estão sendo entregues no CATRU, em Capinópolis

Conheça a tecnologia que dispensa o uso de pesticidas nas lavouras