Coronavírus: Igreja Católica paralisa parte das atividades em Capinópolis

Estão suspensas as realizações de catequese, reuniões, encontros, grupos, formações, terços nas casas e missas com participação de fiéis. As medidas foram tomadas afim de evitar aglomeração de pessoas e, consequentemente, a disseminação da doença

A Igreja Católica Apostólica Romanda paralisou parte das atividade na Matriz São Pedro e São Paulo e na paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Capinópolis, no Triângulo Mineiro. As ações foram tomadas como medida preventiva à Covid-19, doença infectocontagiosa causada pelo novo coronavírus. A ação foi autorizada pelo Bispo Diocesano, Dom Frei Irineu Andreassa,

Estão suspensas as realizações de catequese, reuniões, encontros, grupos, formações, terços e missas com participação de fiéis. A missa de domingo será realizada apenas pelo pároco da igreja, com transmissão por meio da rádio 96,1 fm.

Em entrevista ao Tudo Em Dia, o pároco da Matriz São Pedro e São Paulo, Edivan Queiroz, pregou a união dos fiéis. O religioso falou ao jornalista Paulo Braga após o encontro que debateu medidas adotadas no Decreto Municipal 4.666/20, realizado na última quarta-feira (18.mar.2020). Assista:

“Nós vamos suspender, por tempo indeterminado, todas as atividades da paróquia, encontros, reuniões e catequese já foram suspensas, desde o início da semana. Todos esses encontros serão suspensos, inclusive, a Santa Missa será suspensa em todos os horários, em todos os momentos. Até porque temos a missa que nós fazemos pelo rádio, pela Novo Tempo FM”, disse o religioso.

Comunicado

“Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5).

Caros filhos e filhas,

Em total conformidade com as orientações do Ministério da Saúde, do nosso Município de Capinópolis e do nosso Bispo Diocesano, Dom Frei Irineu Andreassa, OFM, pensando no compromisso que a Igreja tem com a vida, comunicamos que estão suspensas, por tempo indeterminado, TODAS as atividades de nossa Paróquia São Pedro e São Paulo, tais como: catequese, reuniões, encontros, grupos, formações, terços nas casas etc, inclusive a celebração da Santa Missa com participação de fiéis, tanto na Matriz como também no Abrigo Frederico Ozanan, Capela do Hospital, AMBA e as Missas nas casas.

Teremos a Missa, sem a presença de fiéis, sendo transmitida pela Rádio Novo Tempo-FM, 96.1, todo domingo, às 8h, na qual todos podem comungar da Palavra de Deus e também comungar espiritualmente da Eucaristia.

Pedimos especialmente aos idosos, pessoas com diabetes, hipertensos e demais grupos de risco, que permaneçam em suas casas e evite receber muitas visitas, pensando sempre no bem de cada ser humano. Por causa disso, também estão suspensas a Comunhão no Hospital, no Abrigo e nas casas para os idosos e enfermos, para que não ofereçamos aos mesmos nenhum risco.

A Secretaria Paroquial estará funcionando normalmente e a Igreja ficará aberta durante o horário de funcionamento da Secretaria para orações individuais, recomendando que não haja aglomerações de pessoas.

Eu também estarei disponível para atendimentos de confissões pela manhã, tarde, e se preciso também à noite, mas peço que marquem na Secretaria Paroquial pelo telefone 3263 1093, para que não haja filas com muitas pessoas juntas.

Prossigamos em oração e seguindo todas as recomendações que nos são propostas pelo Ministério da Saúde, pelo nosso Município e pela nossa Igreja.

Eu e o Diácono Vicente estaremos rezando todos os dias nas intenções de cada um de vocês.

Pedimos que possam manter a calma, sem pânico, confiantes na Misericórdia de Deus e na terna proteção de nossa Mãe, Maria Santíssima.

Deus abençoe a todos!

Pe. Edivan Barbosa Queiroz

Vice-prefeito de Capinópolis fala sobre medidas adotadas por meio de decreto

Secretária de saúde de Capinópolis expõe o risco da pandemia no sistema de saúde