Idosos terão horário bancário diferenciado em Capinópolis e servidores receberão por escala

O MPE orienta que empresas privadas também adotem um escalonamento para que não haja aglomerações no dia do recebimento

(Foto: Tudo Em Dia)
(Foto: Tudo Em Dia)

Uma reunião convocada pelo Ministério Público Estadual (MPE) com os gerentes da rede bancária local fixou horários especiais para atendimento aos idosos em Capinópolis. A reunião foi realizada no início da tarde desta segunda-feira (23.mar.2020) no salão do juri do Fórum Odovilho Alves Garcia. A ação visa garantir a integridade dos idosos durante a pandemia causada pelo agente coronavírus (Covid-19).

Após recomendação do MPE, ficou definido que os idosos acima de 60 anos serão atendidos das 09h às 10h de segunda à sexta-feira nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credipontal. O Banco Bradesco atenderá os idosos das 08h às 10h.

Das 10h às 14h, os demais cidadãos serão atendidos nas agências bancárias, no entanto, idosos e integrantes do grupo de risco terão prioridade de atendimento.

Escalonamento no pagamento dos servidores do Município de Capinópolis

Os servidores públicos municipais tem a recomendação de evitar comparecer às agências para sacarem seus pagamentos salariais no dia do recebimento. No entanto, quando for indispensável o comparecimento, os servidores deverão obedecer o seguinte escalamento.

  • Dia 1º de abril de 2020 — servidores com iniciais A; B; C; D e E.
  • Dia 02 de abril de 2020 — servidores com iniciais F; G; H; I e J.
  • Dia 03 de abril de 2020 — servidores com iniciais K; L; M; N e O.
  • Dia 06 de abril de 2020 — servidores com iniciais P; Q; R; S e T.
  • Dia 07 de abril de 2020 — servidores com iniciais U; V; W; X; Y e Z.

A prefeitura Municipal de Capinópolis disponibilizará servidores para auxiliarem na gestão das filas que se formarem do lado externo das agências. Todo o sistema de higienização deverá ser rigoroso dentro das instalações bancárias, com atenção especial à desinfetação do teclado e do local destinado à digital dos caixas eletrônicos.

Empresas da cidade que efetuam pagamento por meio da rede bancária, como a usina CRV Industrial, serão orientadas a solicitar que os colaboradores não compareçam às agências bancárias no dia do recebimento. Caso seja indispensável o comparecimento, que se atenham a seguir o escalonamento.

  • A partir do pagamento (geralmente, no 5º dia útil) — colaboradores com iniciais A; B; C; D e E.
  • Em seguida, os colaboradores com iniciais F; G; H; I e J.
  • Colaboradores com iniciais K; L; M; N e O.
  • Colaboradores com iniciais P; Q; R; S e T.
  • Colaboradores com iniciais U; V; W; X; Y e Z.

As agências bancárias manterão demarcação no piso para delimitar o espaçamento mínimo de 1 metro e meio de uma pessoa à outra.

APP de celular e Internet banking para evitar aglomerações

Cabe ressaltar que todas as agências bancárias contam com aplicativo de celular e Internet Banking para que operações financeiras sejam efetuadas. Nestes serviços on-line, é possível efetuar pagamento da conta de energia elétrica, água, prestação habitacional e fatura do cartão de crédito. Tal utilização pode reduzir drasticamente as filas e aglomerações bancárias. Para maiores informações, o correntista deve entrar em contato com a agência bancária por telefone.

Na reunião desta segunda-feira (23.mar.2020), o Poder Executivo foi representado pelo prefeito Cleidimar Zanotto, Sandra Barbosa representou a Secretaria de Saúde, Jander Tomaz, a procuradoria e Dra. Maria Carolina Silveira Beraldo, o Ministério público. As agências bancárias foram representadas por Valdivino Morais —Caixa Econômica Federal; Thiago Ribeiro —Banco do Brasil; Juciele Pereira — Sicoob Credipontal e Aline Lopes — Banco Bradesco.

COVID-19 em Capinópolis

Até o momento, não há casos em investigação, nenhum caso suspeito e um foi descartado.

O comércio de Capinópolis permaneceu fechado durante todo o dia. O prefeito da cidade, Cleidimar Zanotto, cederá entrevista ao Tudo Em Dia no início da noite desta segunda-feira. A matéria será publicada no portal Tudo Em Dia e nas redes sociais onde o jornal mantém perfil oficial.

Idosos de Capinópolis receberão vacina contra a gripe em casa

Tania Rego / Agencia Brasil
Tania Rego / Agencia Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde de Capinópolis informa que nesta segunda-feira, 23, os idosos acima de 60 anos e os profissionais de saúde farão parte do primeiro grupo que receberá vacinas contra a gripe.

Devido à pandemia de Covid-19, os idosos de Capinópolis, no Triângulo Mineiro, serão imunizados em casa pelas equipes de Saúde.

vacinação será realizada de 23 de março à 16 de abril e a Secretaria de Saúde informou que não é necessário que pessoas acima de 60 anos procurem os Postos de Saúde da Família, já que as equipes irão percorrer as residências neste período.

A Secretaria de Saúde do Município de Capinópolis reforça o pedido para que os idosos não se dirijam ao PSF.

MP do Governo Federal autoriza regras trabalhistas durante pandemia

Uberlândia confirma 7 casos de Covid-19 e segunda morte é registrada