Prefeitura de Uberlândia retoma imunização da gripe

Apesar das vacinas estarem disponíveis nas unidades após as 8h desta terça (31), a recomendação é que idosos agendem a imunização em casa pelo 0800-940-1480

Fotos – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação
Fotos – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

A Prefeitura de Uberlândia recebeu do Governo de Minas Gerais outra remessa das doses da 22ª Campanha Nacional de Imunização a Influenza para os idosos e trabalhadores da área da saúde. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde retomou, a partir das 8h desta terça-feira (31), a imunização na unidades de saúde e no sistema de drive-thru. Apesar disso, a recomendação é que os idosos continuem fazendo o agendamento para receber a imunização em casa por meio do número 0800-940-1480.

“A população tem respondido bem à nossa orientação de fazer o agendamento da vacinação em casa. Apesar de termos novamente doses nas unidades a partir desta terça, mais uma vez pedimos para que os idosos agendem e evitem ir até as unidades de saúde. Temos tempo hábil para proteger todos. Então, pedimos para que as pessoas optem pela forma mais segura de imunização”, destacou a coordenadora do Programa de Imunização do Município, Cláubia Oliveira.

Como a demanda por solicitações é grande, desde o início desta segunda-feira (29), foi reforçado o atendimento por meio do call center do “Alô, Saúde”. Os atendimentos estão sendo executados de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h à s 13h. Está sendo solicitado ao paciente um período de até dez dias para a aplicação da vacina em domicílio.  

O esquema de drive-thru vacina os idosos que forem às unidades de carro, sem a necessidade que ele saia do veículo. A estratégia acontecerá nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI) dos bairros Luizote, Roosevelt, Tibery, Planalto e Martins, bem como nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) dos bairros Dona Zulmira, Custódio Pereira e Nossa Senhora das Graças.

Ao todo, o município tem 74 salas de vacina e todas estarão realizando a imunização em áreas externas das 8h às 17h, ordenando fluxo e seguindo a orientação de manter uma distância mínima de dois metros nas filas, com marcação nos pisos.

Em conformidade com o calendário do Ministério da Saúde, neste primeiro momento, a vacinação está sendo destinada a idosos (com 60 anos ou mais) e trabalhadores da área da saúde. A partir do dia 16 de abril, será estendida aos professores das escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Por fim, a partir do dia 9 de maio, começa a vacinação dos seguintes grupos: 6 meses a 6 anos; pessoas de 55 a 59 anos; gestantes; puérperas; portadores de doenças crônicas e outras condições especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco. A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, que protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

Assim como no caso da Covid-19, a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar. Também se dá pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Fique atento!

Vacinação Influenza

Vacinação por drive-thru:

UAI Luizote – rua Roberto Margonari, 360

UAI Roosevelt – rua Ordália Carneiro de Oliveira, 350

UAI Tibery – av. Benjamim Magalhães, 1.115

UAI Martins – praça Nicolau Feres

UAI Planalto – estacionamento AACD, R. Do Mecânico

UBSF Custódio Pereira – rua Tito Teixeira, 1.236

UBSF Dona Zulmira – rua Mica, 223

UBSF Nossa Senhora das Graças – praça da Igreja Medalha Milagrosa (rua Acre 865)

Confira o endereço das demais unidades do município aqui.

Desemprego atinge 12,3 milhões de pessoas; taxa do trimestre até fevereiro fica em 11,6%

Prefeitura de Santa Vitória inicia pagamento dos servidores de forma escalonada