Resumo da sessão ordinária da Câmara de Capinópolis

Durante a reunião, foram adotadas medidas preventivas para evitar as possíveis infecções pelo novo coronavírus

A pandemia de Covid-19, proporcionada pelo novo coronavírus, continua a toma a pauta das discussões na Câmara Municipal de Capinópolis. A sessão ordinária realizada na última segunda-feira (04.maio.2020), destacou o trabalho dos parlamentares que já destinaram cerca de R$450 mil para enfrentamento à Covid-19.

Outra pauta de destaque foi a criação de um programa assistencial para profissionais que mantinham contrato de prestação de serviços com a prefeitura, como os “perueiros” que transportam os estudantes da zona rural. Os parlamentares destacaram que os profissionais não estão tendo renda para sustento próprio e de suas famílias.

A reunião foi conduzida pelo vereador e presidente do Legislativo, Luciano Belchior (MDB). Suely Pricinote (PSDB) — que integra o grupo de risco— justificou a ausência.

Indicações aprovadas na sessão

Indicação N°. 81/2020 – Caetano Neto da Luz/Daniel Alves França/Aparecido Ribeiro Alves/Ivo José Américo – Isentar os moradores e proprietários de imóveis no Bairro Barbosa II de IPTU e demais taxas de serviço públicos municipais por falta de infraestrutura necessária.

Indicação N°. 82/2020 – Neide Aparecida Martins Souto – Instalar telas ou PVC no Barracão situado na rua 100 com Av.105 (no quarteirão da ACIAC), para evitar que os pombos entrem ali, uma vez que muitas bancas com verduras e frutas no local; e, doar à Associação de Produtores Rurais de Hortifrutigranjeiros de Capinópolis e Região – APHOC o referido barracão.

Indicação N°. 83/2020 – Neide Aparecida Martins Souto – Contratar costureiras para que estas confeccionem máscaras e as distribuam à população.

Justificativa – Muitas costureiras estão desempregadas e a contratação das mesmas além de gerar renda às suas respectivas famílias, auxiliares no combate ao COVID-19, um vez que existem muitos moradores carentes que não possuem condições de adquirirem máscaras para se protegerem.

Indicação N°. 84/2020 – Daniel Alves França – Construir uma travessia elevada na Rua 90, nos primeiros quarteirões que dão acesso à cidade daqueles motoristas que vêm no sentido de Cachoeira Dourada ou Canápolis, que tal benfeitoria irá trazer segurança aos moradores daquela região.

Indicação N°. 85/2020 – Daniel Alves França – Realizar as seguintes benfeitorias no Bairro Portal dos Ipês atendendo às reivindicações dos moradores: a)instalar travessias elevadas nas Ruas Maria Auxiliadora Melo Fontoura e na Rus Dalva Gomes Gonçalves; b) Melhorar sinalização das ruas e avenidas, visando dar maior segurança aos pedestres e aos motoristas.

Indicação N°. 86/2020 – Daniel Alves França – Realizar as seguintes benfeitorias no Bairro José Balduino: a) instalação de postes no encontro do término das Ruas Inácio Guedes, Amaragil Divino Costa e Sebastião, afim de trazer iluminação Pública a local onde a mesma não se encontra, e com isso, levar segurança pública para a população; b) Sinalizar os cruzamentos das Ruas do bairro em questão, a fim de, evitar acidentes no trânsito; c) Melhorar a iluminação pública no inicio da Rua Juarez Parreira de Souza, onde confronta com a rodovia, que é o local de entrada para os bairros Recanto das Acácias e Jose Balduino.

Indicação N°. 87/2020 – Caetano Neto da Luz – Instalar braço (suporte) e lâmpada no poste localizado na Av. João de Freitas Barbosa, entre as Ruas 92 e 94, nos Bairros Semíramis e Morada Nova, em frente à rodovia MGT-154.

Indicação N°. 88/2020 – Ivo José Américo – retornar/disponibilizar as caçambas nos bairros inclusive no Bairro Novo Horizonte na Rua Ikeda.

Justificativa – Os moradores estão reclamando que as saídas da cidade tem parecido o lixão, trazendo diversos transtornos, tais como: mal cheiro, moscas e animais e insetos peçonhentos, além de trazer uma péssima visibilidade para a nossa cidade.

Indicação N°. 89/2020 – Ivo José Américo – efetuar o repasse de recursos financeiros às entidades assistenciais situadas no município de Capinópolis, uma vez que as mesmas tem tido dificuldades para honrarem seus compromissos ante ai quadro de Pandemia causado pelo COVID-19.

Justificativa – O isolamento social imposto pelo COVID-19 interrompeu diversos eventos que estavam programados para serem realizados pelas entidades assistenciais situadas nesta cidade, o que tem lhes trazido enorme prejuízo, uma vez que grande parte de sua renda é oriunda destes eventos, necessitando, portanto, de atenção especial do Poder Público Municipal.

Indicação N°. 90/2020 – Ivo José Américo – Instalar barreiras sanitárias na entrada de ambas as partes das feiras livres existentes na Av.99, na Av.105 e no Bairro Alvorada, com pia para lavar as mãos, papel toalha, sabão e álcool em gel; e, fazer campanha educativa pra prevenção de viroses e outras doenças.

Auxilio emergencial: Prefeitura de Capinópolis instala tendas em frente a agência

PM apreende 33 pacotes de cigarros contrabandeados em Ituiutaba