Resumo da sessão da Câmara de Capinópolis deste dia 11.maio.2020

Os vereadores continuam adotando medidas preventivas para evitar as possíveis infecções pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. As sessões continuam suspensas ao público, no entanto, foi transmitida ao vivo via redes sociais

Foto: Gabriel Kazuto/Tudo Em Dia
Foto: Gabriel Kazuto/Tudo Em Dia

A sessão ordinária do Legislativo capinopolense desta segunda-feira (11.maio.2020), foi marcada pelas felicitações às mães de Capinópolis e da região pela celebração ocorrida no último domingo (10.maio.2020).

Temas caros à população foram debatidos na reunião. O vereador João Makhoul (PTB) pontuou que as obras na rede pluvial no Portal dos Ipês devem ser iniciadas nas próximas semanas. O recurso é oriundo de emenda parlamentar do deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB), com contrapartida do Município de Capinópolis.

Caetano Neto da Luz (MDB), vice-presidente do Legislativo, ressaltou a importância do projeto do governo do estado, denominado ‘Bolsa Merenda Estadual’, e indicou ao Poder Executivo que implemente o projeto ‘Bolsa Merenda’ em Capinópolis. O edil também pontuou a necessidade da atenção do Poder Executivo com relação aos perueiros que transportam alunos em Capinópolis. Os profissionais estão parados e sem renda devido à pandemia de Covid-19 — uma indicação foi aprovada na sessão do dia (27.abr.2020).

O vereador Cabral (PT) ressaltou a importância da prevenção contra o novo coronavírus. O vereador destacou a indicação de sua autoria que prevê distribuição de máscaras para o comércio e servidores públicos de Capinópolis. Cabral também relembrou a indicação da vereadora Neide Martins, que prevê distribuição de máscaras para toda a cidade.

Durante uma transmissão ao vivo realizada pelo Tudo Em Dia com o prefeito Cleidimar Zanotto e a Secretária de Saúde, Sandra Barbosa, na última terça-feira (05.maio.2020), foi informado que a prefeitura de Capinópolis já tem um projeto de doação de máscaras. As agentes comunitárias de saúde estão efetuando a entrega gradativamente. Em uma única semana, foram distribuídas cerca de 500 máscaras, conforme afirmou Sandra Barbosa durante a live.

Durante seu pronunciamento, o vereador Daniel França (SD) reafirmou a importância da união neste período de pandemia. O parlamentar Aparecido Ribeiro (DEM) também abordou o tema e criticou a crise política vivida no país, onde há uma busca desenfreada pelo poder.

Ivo Américo (MDB) destacou o trabalho que o presidente da Câmara Municipal de Capinópolis, Luciano Belchior (MDB), vem desenvolvendo durante sua gestão.

Assista à transmissão da sessão

Indicações aprovadas

Indicação N°. 92/2020 – Ivo José Américo – Instalar pia, sabão, toalha e álcool em gel em pontos estratégicos das praças públicas de Capinópolis inclusive na do Bairro São João.

Justificativa – Muitas pessoas transitam pelas praças de Capinópolis, sendo necessário que levemos até às mesmas estas medidas preventivas, além de serem feitas campanhas educativas especiais nesses locais pra prevenção quanto ao COVID-19.

Indicação N°. 91/2020 – Caetano Neto Luz – Determinar que a Assistência Social oriente as famílias que possuem alunos nas escolas estaduais de Capinópolis com o fito de requererem o auxílio existente denominado “Bolsa Merenda Estadual”, no valor de R$50,00 (cinquenta reais); e criar o programa “Bolsa Merenda” no Município, utilizando para este fim o cadastro único como referência para criação deste benefício.

Ituiutaba registra 1º óbito suspeito de Covid-19

Ituiutaba deve investir R$10 milhões com leitos médicos e profissionais para enfrentamento à Covid-19