Aulas na rede estadual serão retomadas no dia 18 de maio

O governo não esclareceu qual será o horário das transmissões e nem os conteúdos abordados nas aulas, já que a rede de ensino contempla os ensinos Infantil, Fundamental e Médio.

Minas Gerais — As aulas na rede estadual de ensino de Minas Gerais serão retomadas na segunda-feira (18.maio.2020). A princípio, as aulas serão remotas.

A Rede Minas, tv estatal mineira, exibirá as aulas diariamente.

O governo de Minas disponibilizará um aplicativo para celular, batizado de ‘Conexão Escola‘. O app ainda não está disponível na loja do Google ou da Apple. A previsão é que o aplicativo esteja disponível no final de semana.

No aplicativo, alunos e professores poderão interagir em salas virtuais e solucionar dúvidas sobre as disciplinas. No entanto, os chats só estarão disponíveis no próximo dia 25 de maio.

Ou forma de obter o material será via internet, acessando o portal Estude Em Casa no endereço: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/.

Na plataforma, alunos e professores terão acesso às apostilas e poderão rever as aulas exibidas na Rede Minas.

O material trará o conteúdo teórico e atividades para serem feitas ao longo das semanas. Isso foi elaborado por ano de escolaridade, considerando o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

A secretária de educação do Estado de Minas Gerais,  Julia Sant’Anna, esclareceu que a distribuição das apostilas pode ser feita por meio do site, de e-mail e aplicativo Whatsapp. Já aqueles estudantes que não tenham acesso à internet receberão o material impresso. 

Teleaula

Na segunda-feira, a Rede Minas vai começar a exibir aulas de segunda a sexta-feira, pela manhã. De acordo com a pasta, as aulas serão transmitidas ao vivo. O objetivo é de que as classes priorizem os conteúdos que os alunos têm mais dificuldade.

Os conteúdos foram distribuídos por área de conhecimento

Na segunda-feira, a temática será linguagens (Português, Inglês, Literatura, Artes e Educação Física). 

  • Na terça-feira o assunto será Ciências Humanas (História e Geografia);
  • Na quarta-feira — Matemática;
  • Na quinta-feira — Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física); 
  • E na sexta-feira uma programação específica voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O governo não esclareceu qual será o horário das transmissões e nem os conteúdos abordados nas aulas, já que a rede de ensino contempla os ensinos Infantil, Fundamental e Médio. 

A Secretaria de Educação já declarou que 700 mil alunos da rede pública não tem acesso à internet ou sinal da Rede Minas.

Mais uma morte por Covid-19 é confirmada em Uberlândia; Confira o quadro na região

TCU determina devolução de auxílio emergencial recebido irregularmente