Após furto de aparelhagem, Capinópolis fica sem Internet fibra ótica

O furto ocorreu nas instalações a franqueada da Algar Telecom em Capinópolis. Só foram afetados os clientes que utilizam Internet fibra ótica

Capinópolis, Minas Gerais — Muitos usuários de Internet fibra ótica da operadora Algar Telecom ficaram mais de 12 horas sem conexão nesta quinta-feira (14.maio.2020). O incidente ocorreu após o furto da aparelhagem por volta das 2h57 da madrugada.

Após queda do sinal, o técnico de comunicação averiguou que cadeado do portão da franqueada — que fica instalada na Rua 100 com a Avenida 103— estava arrombado. Logo em seguida, foi verificado que o aparelho que distribui o sinal de internet havia sido furtado.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi acionada e compareceu ao local.

Pela manhã, empresas que necessitam de Internet para desenvolverem suas atividades, foram surpreendidas. Um escritório de contabilidade no Centro da cidade teve parte de suas atividades impactadas, já que depende da conexão para gerar a guia de tributos, fazer consultas e transmitir documentos importantes ao Estado de Minas Gerais e à União.

Técnicos foram acionados para restabelecerem o sinal de Internet, entretanto, o serviço só foi normalizado por volta das 17h40. As conexões via ADSL, sobretudo, não foram afetadas pelo furto da aparelhagem.

Os rastreamentos continuam, no entanto, ninguém foi preso até o encerramento desta edição. A polícia analisa imagens de câmeras de segurança do entorno para tentar identificar o(s) autor(es) da ação criminosa.

Qualquer informação que leve ao(s) criminoso(s) pode ser fornecida anonimamente via 181 e 190.

Mercado

As cidades mineiras de Capinópolis e Santa Vitóriaem proporção de participação em relação às outras operadoras, representam os dois maiores mercados da Algar Telecom. A participação de mercado da operadora nas duas cidades — conhecida como ‘share’— chega à 80%, segundo informações da empresa e repassadas ao Tudo Em Dia em 2019.

Maior consumo de Internet na rede da Algar

Em 2019 o gerente de mercado da Algar Telecom, Gerson Sebastião, cedeu entrevista ao Tudo Em Dia por telefone. O gerente de mercado afirmou que os serviços que mais consomem banda de Internet na empresa são a Netflix, Youtube, Globo Play, WhatsApp e Facebook.

Ação civil deve proibir Câmara de Santa Vitória de continuar contratos temporários e precários

Capinópolis publica Decreto 4.695 com flexibilização de atividades comerciais