Jair Bolsonaro: ‘Quem for de direita toma cloroquina, de esquerda toma Tubaína’

O presidente se divertiu durante entrevista, no mesmo dia que o Brasil contabilizava mais de 1 mil mortes por dia devido a Covid-19

Jair Bolsonaro durante entrevista | Foto: Reprodução
Jair Bolsonaro durante entrevista | Foto: Reprodução

No tempo em que você lê este texto até o final, ao menos cinco mortes por Covid-19 serão registradas no Brasil. A última atualização do Ministério da Saúde, divulgada na última terça-feira (19.maio.2020), mostrou que, em 24 horas, foram contabilizados 1.179 mortes causadas pela Covid-19, ou seja, uma média de uma a cada 73 segundos.

O presidente Jair Bolsonaro falou na noite de ontem (19.maio.2020) sobre o uso da cloroquina para os pacientes que apresentarem sintomas leves de coronavírus. Ele afirmou em entrevista ao Blog do Magno que “Quem for de direita toma cloroquina, quem for de esquerda toma Tubaína“.

Ressalta-se que Tubaína é um tipo de refrigerante regional, típico do interior do Estado de São Paulo.

“Pode ser que lá na frente digam que foi placebo. Mas pode ser que digam que curava. Na minha consciência, não vai ter isso. Toma quem quiser. Quem não quiser, não toma.”

Com mais de mil mortes em um dia, Brasil tem um óbito a cada 73 segundos

O país atingiu 271.628 diagnósticos, sendo 17.408 casos confirmados entre ontem e hoje. Ao menos 146.863 seguem em acompanhamento e, segundo a pasta, 106.794 se recuperaram da doença.

Minas Gerais é o estado com a 2ª menor taxa de testes para Covid-19 no Brasil

Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul — estados com situação financeira crítica, figuram entre os que apresentam os menos índices de testagem

O Estado de Minas ranqueia no 11º lugar em número de casos confirmados do novo coronavírus e em 12º lugar em se tratando das mortes por Covid-19. No entanto, para especialistas, o baixo número é oriundo da subnotificação, que apresenta elevados índices no estado.

A cada 100 mil mineiros, 78 são testados — apenas três a mais do que no Estado do Rio de Janeiro— que ocupa o último lugar no número de habitantes testados.

Minas Gerais tem cerca de 101 mil casos suspeitos da doença, no entanto, apenas 16.571 foram testados na rede pública, o que corresponde a 16,4% do total de casos.

Casos de Covid-19 em Uberlândia

Uberlândia, a maior cidade do Triângulo Mineiro, já contabiliza 14 mortes por Covid-19.

Uberlândia tem 491 casos confirmados de infecção pelo coronavírus, causador da Covid-19. Até o momento, 3.279 pessoas que testaram negativo para a doença no município.

Casos de Covid-19 na região do Pontal

Ituiutaba conta com 8 casos confirmados de infecção por Covid-19. O município conta com 472 casos suspeitos até o momento, o que pode elevar o índice de casos confirmados.

Capinópolis conta com 1 caso confirmado. Cachoeira Dourada com 2 casos confirmados e Ipiaçu já contabilizou 1 morte pela doença.

Lula: ‘Ainda bem que natureza criou esse monstro do coronavírus’

Pesquisas sobre o novo coronavírus vão receber R$ 226 milhões