Secretaria de Saúde comemora o Dia Mundial Sem Tabaco

Esq. Luana Camargo, Celismar Vieira e Amanda Rodrigues (Foto: Ascom)
Esq. Luana Camargo, Celismar Vieira e Amanda Rodrigues (Foto: Ascom)

Mesmo em época da pandemia da Covid, várias ações são desenvolvidas em Capinópolis pela Secretaria Municipal de Saúde, pois mesmo com o Coronavírus, as demais doenças não param.

Nesta semana foi comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco com várias ações, entre elas uma entrevista na Rádio Novo Tempo FM pelo coordenador de PSFs, enfermeiro Celismar Vieira, pela psicóloga Amanda Rodrigues e a assistente social Luana Camargo, ambas do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, abordando os malefícios do tabagismo e o apoio do NASF com a formação de grupos de apoio, para ajudar as pessoas a pararem de fumar.

“Os malefícios do cigarro são enormes, por isso nós estamos entrando com todo esforço visando sensibilizar a comunidade para esse risco à saúde, principalmente nestes tempos de pandemia da Covid, onde os fumantes têm menos chances de se recuperar quando a Covid é sintomática, além de várias outras doenças que o cigarro provoca”, disse Celismar Vieira.

A psicóloga Amanda Rodrigues destacou que os adolescentes e jovens, muitas vezes começam a fumar buscando se valorizar e dizer que são adultos e rebeldes diante de seu grupo social, principalmente os amigos e quando veem já estão viciados e, para deixar o vício é muito difícil.

A assistente social Luana Camargo destacou a formação dos grupos, onde as pessoas que quiserem largar de fumar podem procurar o seu PSF, pois nestes dias de pandemia os grupos são on-line e que receberão toda a ajuda psicológica e de medicamentos para largar o cigarro.

“Várias pessoas que participam destes grupos conseguiram largar de fumar”, disse Luana.

UBS atua apoiando a educação

Campanha de Vacinação contra gripe influenza termina dia 05