Juiz Thales Cazonato recebe título de ‘Cidadão Capinopolense’

A homenagem da Câmara Municipal de Capinópolis reconhece o trabalho do magistrado na comunidade capinopolense enquanto atuou como juiz

Homenagem foi realizada no Fórum Odovilho Alves Garcia | Foto: Divulgação
Homenagem foi realizada no Fórum Odovilho Alves Garcia | Foto: Divulgação

O juiz Dr. Thales Cazonato Corrêa foi homenageado com título de ‘Cidadão Capinopolense’ na tarde da última quarta-feira (03.junho.2020). A homenagem da Câmara Municipal de Capinópolis foi realizada no Fórum Odovilho Alves Garcia e é uma forma de reconhecimento público do trabalho do magistrado na comunidade capinopolense.

A Decreto Legislativo que concede o título ao juiz foi apresentado em 03 de Junho de 2019 e é de autoria do vereador Caetano Neto da Luz (leia).

Dr. Thales recebeu o título no salão do júri. Participaram da solenidade os vereadores Edward Sales Moreira, Daniel Alves França, Bernaldo Cabral, Caetano Neto da Luz, Suely Pricinoti, João Makhoul e o presidente do Legislativo Luciano Belchior. O Poder Executivo foi representado pelo prefeito Cleidimar Zanotto.

O presidente Luciano Belchior reconheceu o trabalho do magistrado e destacou o legado do juiz à Comarca de Capinópolis.

“Hoje nos despedimos do Dr. Thales Cazonato Corrêa que encerra seu ciclo em nossa Comarca, mas que deixa um legado de várias ações de serviços prestados a nossa sociedade. Por isso, fizemos questão de aproveitar o ensejo e entregar esse título a ele conferido, de forma unanime pela Câmara Municipal de Capinópolis”, concluiu o presidente da Câmara Municipal, Luciano Belchior.

O juiz assumiu a Comarca de Capinópolis como juiz substituto em 2014. Após seis anos, deixa a Comarca de Capinópolis para assumir a de Frutal, Triângulo Mineiro, como titular.

Homenagem ao juiz

Na última semana, o Tudo Em Dia publicou um episódio da websérie ‘Minha História em Dia’, onde conta a história de personalidades anônimas ou públicas. O homenageado foi Thales Cazonato Corrêa.

O episódio contou com depoimentos emocionados dos pais e irmãos, que moram no interior de São Paulo. Similarmente, dezenas de amigos e admiradores também fizeram questão de enviar um vídeo de despedida.

Thales Cazonato é, certamente, o juiz mais admirado que assumiu a Comarca formada por Ipiaçu, Cachoeira Dourada e Capinópolis. Sua postura cordial, principalmente com a imprensa, o faz um dos juízes mais populares da região do pontal.

Assista:

A homenagem contou com a colaboração dos funcionário da fórum Odovilho Alves Garcia.

Vida e carreira do juiz

Nascido em dezembro de 1979, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, Thales Cazonato Corrêa sempre residiu em Nova Granada, também no interior paulista. 

Filho mais velho de Leonilda Cazonato Corrêa e Marco Aurélio de Paiva Correia, iniciou os estudos em Nova Granada.

Em 2002, com o sonho de ser um advogado, mudou-se para a casa dos avós paternos em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Ingressou no curso de Direito na Uniube, onde formou-se em 2008.

De volta ao interior de São Paulo, agora como ‘doutor Thales’, a princípio, atuou como advogado.

Em 2012, 10 anos após ingressar no curso de direito, foi aprovado no concurso de magistratura do Estado de Minas Gerais.

Em 2013, assumiu a Comarca de Januária, no Norte de Minas.

Mas foi no ano de 2014 que o juiz foi transferido para a rica região do Triângulo Mineiro. Em Capinópolis, deu abertura às instituições sem fins lucrativos e esse foi um dos grandes acertos do juiz. Por meio de parcerias, equipou as polícias, humanizou as relações da Justiça com o povo, cativou os jovens e ampliou a segurança da área urbana.

Como um cidadão apaixonado pelo Brasil, Thales fez questão de atuar como juiz no combate à Covid—19, destinando recursos de ações pecuniárias para as cidades da comarca.

Na quinta-feira (28.maio.2020), foi o último dia de trabalho do juiz no Fórum Odovilho Alves Garcia, em Capinópolis.

Os colaboradores do fórum programaram uma despedida para a tarde de quinta-feira. Devido a pandemia de Covid-19, o acesso foi restrito.

Histórias inspiradoras são escritas assim, por pessoas que tem o dom de assumir a direção da própria vida e mudar para melhor da vida de milhares de pessoas.

4° Companhia de Uberaba efetua transporte aéreo de paciente de Ituiutaba

Ex-prefeito de Ituiutaba, Públio Chaves, morre aos 76 anos