Campanha quer aumentar divulgação da produção orgânica para garantir venda na pandemia

Estimular a divulgação das redes de produtores para comercialização durante a pandemia. Esse é o objetivo da 16ª Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, que acontece desde 2005. E o slogan desse ano é “Tem alimento saudável perto de você – Alimento Orgânico, melhor para vida”.

O lançamento da campanha foi totalmente virtual, justamente por conta da pandemia. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, destacou as formas encontradas pelos produtores para a venda, por meio da entrega de cestas em pontos das cidades ou em domicílio. A ministra ressaltou, ainda, o apoio, do governo e da sociedade, que precisa ser dado a esses empreendedores, num momento tão difícil da economia.

Atualmente, são mais de 21 mil fornecedores orgânicos registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. Essas mercadorias nacionais ou estrangeiras devem apresentar o selo federal do SisOrg nos rótulos.

Os agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no ministério ou que vendem exclusivamente de forma direta aos consumidores são dispensados da certificação. Neste caso, os produtores não podem vender para terceiros, somente em feiras ou para serviços do governo, e devem ter uma declaração de cadastro junto ao Ministério da Agricultura para comprovar que faz parte de um grupo que se responsabiliza pela produção.

Nos dias 8 e 9 de junho, será realizado seminário online com temas relacionados ao setor, como os requisitos para certificação de produtores orgânicos e perspectivas e oportunidades para o setor após a pandemia. Quem quiser acompanhar as palestras, basta acessar o canal do Mapa (Ministério da Agricultura) pelo Youtube.

Marco Antonio Villa comenta vídeo de Olavo de Carvalho, que diz poder derrubar governo Bolsonaro

Investimentos caíram 27,5% em abril, divulga Ipea