Conheça 7 benefícios extraordinários de uma boa alimentação

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Uma alimentação saudável é benéfica tanto para o aspecto físico como mental. Um indivíduo que se alimenta corretamente possui mais disposição para realizar suas as atividades diárias e tem sua autoestima melhorada.

Uma alimentação ruim pode causar diversos problemas ao corpo de uma pessoa, como a obesidade, que é uma doença crônica que atinge grande parte da população mundial. A má alimentação também pode causar doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e até mesmo câncer.

Uma má alimentação é aquela em que há pouca ingestão de frutas, verduras legumes, cereais e grãos, ou uma ingestão constante de gordura, sódio e açúcar.

1 – Você terá melhor disposição

Quando você se se alimenta corretamente, acorda com maior disposição para realizar as atividades do dia a dia. Já contamos por aqui como uma boa alimentação auxilia na saúde física.

2 – Fica longe de várias doenças

Quando você tem uma alimentação saudável, fica longe de doenças graves como o câncer e outras enfermidades. Uma alimentação regular baseada em todas as necessidades energéticas, deixa a sua vida com mais saúde e pronta para os desafios.

3 – Ajuda a entender como perder peso

Muitos alimentos são eficazes na queima de gordura, gerando uma sensação de saciedade e a redução de calorias, bom para quem deseja perder peso.

4 – Proporciona uma boa noite de sono

Com uma alimentação melhor, você perceberá que a insônia vai diminui. Para quem tem esse problema, uma alimentação saudável pode ajudar a melhorar o sono.

5 – Alimentos antioxidantes

Os radicais livres são prejudiciais à saúde, sendo que certos alimentos pelo seu poder antioxidante tem a capacidade de eliminar esses radicais.

6 – Proporciona equilíbrio hormonal

Muitos alimentos são eficazes para o equilíbrio hormonal, tanto de homens quanto de mulheres.

7 – Proporciona mais longevidade

Uma alimentação adequada favorece a longevidade por atrasar o envelhecimento precoce.

O que evitar

Evite ao máximo açúcares e refinados, consuma os alimentos da forma mais natural possível, garanta os macronutrientes em cada refeição. Os três tipos de macronutrientes são: as proteínas, carboidratos e gorduras.

Evite alimentos industrializados são ricos em gorduras saturadas, gorduras trans e sódio e pobres em vitaminas e minerais. Esses alimentos devem ser cortados da dieta.

Utilize a gordura correta para sua alimentação. Os tipos de gordura são: a insaturada, que é considerada um tipo bom para a saúde, tem a gordura saturada, que tem origem animal, e pode ser encontrada em laticínios, e gorduras trans, que são as gorduras saturadas, que em algum processo industrial é transformada em um tipo de gordura prejudicial para nossa saúde.

Se alimentar da forma correta pode te ajudar de diversas formas, como na prevenção de doenças, no retardo do envelhecimento, equilíbrio hormonal, combate as dores no corpo, melhora no humor e aumento na sua energia.

Caso você seja uma pessoa que tem dificuldades em manter uma alimentação saudável, é recomendado que procure um especialista no assunto, para que possa te orientar como prosseguir de forma correta.

Empresário é morto a tiros em Ituiutaba

Capinópolis registra o 12º caso de Covid-19