Capinópolis tem 23 casos de Covid-19 confirmados

Capinópolis, com pouco mais de 16 mil habitantes, já efetuou mais de 400 testes. Ituiutaba, com mais de 104 mil habitantes, testou apenas 235 pacientes. Os dados são das secretarias de saúde de cada município

Capinópolis, Minas Gerais | Foto: Tudo Em Dia imagens aéreas
Capinópolis, Minas Gerais | Foto: Tudo Em Dia imagens aéreas

Capinópolis registrou o 23º caso confirmado de Covid-19 nesta segunda-feira (15.jun.2020), quatro a mais que o último domingo (14). Uma triste notícia no dia do aniversário de 66 anos de emancipação do município.

A secretária de saúde de Capinópolis, Sandra Barbosa, explicou os motivos do aumento expressivo.

“Quanto mais testes rápidos e exames de SWAB nasal realizamos mais pacientes positivos são diagnosticados. Com essa ação conseguimos identificar os pacientes positivos sintomáticos e assintomáticos, isolar e monitorar todos os casos diminuindo a circulação do vírus em nossa cidade. Com isso provavelmente ultrapassaremos o número de casos positivos de muitas cidades da região, já que Capinópolis é o município que mais está realizando testes rápidos e SWAB nasal. O número de subnotificados em Capinópolis deve ser um dos menores da região”, disse Sandra Barbosa.

Até o momento, três pacientes já receberam alta médica em Capinópolis.

O baixo índice de testagem em cidades da região acende um alerta para a subnotificação de casos de Covid-19. Ituiutaba registra 38 casos confirmados da doença, no entanto, apenas 235 testes foram efetuados até o momento — Ituiutaba tem uma população estimada de cerca de 104 mil habitantes.

Capinópolis, com pouco mais de 16 mil habitantes, já realizou 400 testes rápidos e dezenas de exames de SWAB.

Nesta terça-feira, a Secretaria de Saúde deve receber 50 caixas de testes rápidos, somando um total de 1.250 exames que realizaremos nas próximas semanas.

Assista à live Solidária em comemoração aos 66 anos de Capinópolis

Crea-MG retorna com atendimento integral