Assistidos de lares de idosos de Capinópolis realizam teste rápido de Covid-19

Testagem foi efetuada em todos os assistidos das instituições. Os idosos, que integram o grupo de risco, testaram negativo para a doença

Testagem foi efetuada em todos os assistidos da instituição. Todos testaram negativo para a doença | Foto: Secretaria de Saúde de Capinópolis-MG.
Testagem foi efetuada em todos os assistidos da instituição. Todos testaram negativo para a doença | Foto: Secretaria de Saúde de Capinópolis-MG.

Com índices alarmantes de contagio pelo coronavírus SARS-CoV2, causador da Covid-19, Capinópolis tem adotado a estratégia de testagem em massa. A medida vai na contramão de cidades da região, que contam com subnotificação da doença, uma vez que, efetuam poucos testes.

Capinópolis já registrou 98 casos confirmados da doença. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Município de Capinópolis, apenas 1 paciente está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em Capinópolis, nenhuma morte foi registrada em decorrência da doença.

Na última semana 25 assistidos do lar do idoso ‘Frederico Ozanan’ e outros 16 do Lar do idoso ‘Antonio Pedro dos Santos’ efetuaram o teste rápido para Covid-19. Os 41 idosos, que integram o grupo de risco, testaram negativo para a doença.

“A ação acontecerá a cada 20 ou 30 dias para monitorarmos melhor a saúde de nossos idosos e de toda equipe de funcionários do lar do idoso. Além das testagens realizamos periodicamente ações educativas e treinamentos com toda a equipe para melhor cuidar de quem já cuidou de tanta gente”, disse a secretária de Saúde, Sandra Barbosa.

Tratamento com Hidroxicloroquina

Médicos que atendem em Capinópolis, ligados à Secretaria Municipal de Saúde, se reuniram na manhã do dia 6 de julho, no PSF do Recanto das Acácias, com a finalidade de analisar o protocolo da UFU de Uberlândia, aplicando-o em Capinópolis, para uso da Hidroxicloroquina, da Ivermectina, da Azitromicina e corticóides.

A medida visa propor ao paciente esses medicamentos, com os médicos resguardados por termos assinados pelo paciente, uma vez que ainda não existe um estudo científico que comprove efetivamente os benefícios do medicamento, porém é hoje uma possibilidade de tratamento de pessoas acometidas pela Covid. 

Lar do Idoso Frederico Ozanan recebe veículo adaptado

Em abril de 2020 foi entregue um veículo adaptado com elevador para cadeirantes para o Lar do Idoso Frederico Ozanan. O veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado Elismar Prato no valor de R$ 138 mil, que atendeu também ao pedido do vereador Cabral e do deputado Weliton Prado.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Gincana do Caminhoneiro percorre estradas da região com serviços voltados à saúde

Capinópolis destina ambulância exclusiva para pacientes com Covid-19