Magazine Brasil Líbano comemora 60 anos de uma história de sucesso

Fundado em 1960 pelo ex-oficial do exército libanês, Naouphal Farid, o Magazine Brasil Líbano é reconhecida por vender de tudo e não perder nenhum negócio

Ramza Sabbag, fundou o magazine junto com o marido, Naouphal farid em 1960 | Foto: Arquivo pessoal
Ramza Sabbag, fundou o magazine junto com o marido, Naouphal farid em 1960 | Foto: Arquivo pessoal

Um dos mais tradicionais magazines do Triângulo Mineiro acaba de completar 60 anos de uma história de sonhos, perseverança e sucesso. O Magazine Brasil Líbano, fundado em Capinópolis, Minas Gerais, em 1960, sempre adotou um sistema familiar na gestão.

Reconhecida como uma loja que vende de tudo e que não perde negócio, o Magazine Brasil Líbano começou de forma mais modesta, atuando como vidraçaria.

Os fundadores

Naouphal Farid e Ramza Sabbag |Foto: Arquivo pessoal familiar
Naouphal Farid e Ramza Sabbag |Foto: Arquivo pessoal familiar

Nascido em 13 de fevereiro de 1929 na cidade libanesa de Minyara, Naouphal Farid Ibrahim casou-se com Ramza Sabbag Farid em 02 de outubro de 1955 e foram morar no norte do Líbano. O casal vivia com dificuldades, porém, a forte união inspirava sonhos.

O desejo de terem uma vida melhor teve início em 1958, quando Naophoal, ainda oficial do exercito libanês, e a esposa Ramza, resolveram deixar o Líbano e migrarem-se para o Brasil.

Naouphal Farid serviu ao exército Libanês | Foto: Arquivo pessoal familiar
Naouphal Farid serviu ao exército Libanês | Foto: Arquivo pessoal familiar

Dois irmãos de Ramza Sabbag, Yousef e Ramz, já moravam na região do Triângulo Mineiro, na cidade de Ituiutaba.

Vislumbrando uma nova vida no Brasil, o casal libanês viajou por 21 dias a bordo de um navio, cruzando o Atlântico rumo às terras brasileiras. Dois filhos pequenos — Khalid Ibrahin e Suzana Naufal— vieram no colo dos pais.

A princípio, o casal desembarcou no Rio de Janeiro e mudaram-se para a cidade mineira de Ituiutaba, onde Naouphal trabalhava com o cunhado. Cerca de um ano depois, o casal foi morar na recém emancipada Capinópolis, com o objetivo de trilhar o próprio caminho.

No Brasil, o cartório o registrou com a grafia Naufal farid Ibrahim.

Já em terras capinopolenses, foi fundada a empresa Vidraçaria Brasil Líbano em 01 de agosto de 1960. Com apenas uma pequena porta, Naophal Farid fazia espelhos, porta-retratos, janelas de vidro, realizava manutenção em fechaduras e vendia cadeados.

Naouphal Farid no início da carreira como comerciante em Capinópolis| Foto: Arquivo pessoal familiar
Naouphal Farid no início da carreira como comerciante em Capinópolis| Foto: Arquivo pessoal familiar

Quando a loja não tinha algo que o cliente desejava, Naouphal logo procurava um fornecedor daquele produto e passava a comercializá-lo. Dentro de pouco tempo, a pequena loja teve de ser ampliada. A esposa Ramza sempre foi o braço forte do marido Naouphal, auxiliando nos negócios e na criação dos filhos.

Magazine Brasil Líbano cresceu rapidamente graças ao trabalho intenso da família | Foto: Arquivo pessoal
Magazine Brasil Líbano cresceu rapidamente graças ao trabalho intenso da família | Foto: Arquivo pessoal

O casal teve outros três filhos já no Brasil — Romez Farid, Silvana Naufal e Amir Naufal. Todos acabaram seguindo o exemplo dos pais, se tornando comerciantes e abrindo lojas em Capinópolis, Canápolis, Ituiutaba e Internet.

Khalid Ibrahim, o filho que Naophal trouxe do Líbano nos braços, se tornou um grande admirador e parceiro do pai nos negócios.

A honestidade simplicidade do libanês sempre foram destaques na sua trajetória de sucesso. Em 2010, foi eleito o empresário do ano em Capinópolis.

Naouphal durante pronunciamento no evento "Melhores empresários do ano" | Foto: Arquivo Pessoal familiar
Naouphal durante pronunciamento no evento “Melhores empresários do ano” | Foto: Arquivo Pessoal familiar

Fã de Malala Yousafzai

Em 2012, em uma conversa informal com o jornalista Paulo Braga, disse ser um grande admirador de Malala Yousafzai. Em 2009, a adolescente Malala escreveu para a emissora BBC, no qual detalhava o seu cotidiano durante a ocupação talibã, as tentativas destes em controlar o vale e os seus pontos de vista sobre a promoção da educação para as jovens no vale do Swat. Um ano depois, o jornal New York Times publicou um documentário sobre o cotidiano de Malala e sua luta pelo direito ao ensino em uma escola. Em outubro de 2012, Malala entrou numa van escolar na província de Khyber Pakhtunkhwa. Um homem armado chamou-a pelo nome, apontou-lhe uma pistola e disparou três tiros. Uma das balas atingiu o lado esquerdo da testa.

O enviado especial das Nações Unidas para a educação global, Gordon Brown, lançou uma petição da ONU em nome de Malala com o slogan I am Malala (“Eu sou Malala”), exigindo que todas as crianças do mundo estivessem inscritas em escolas até ao fim de 2015, petição que impulsionou a retificação da primeira lei de direito à educação no Paquistão.

Sucessão familiar

(Esq) Khalid Ibrahim e o pai, Naouphal Farid Ibrahim | Foto: Arquivo Pessoal
(Esq) Khalid Ibrahim e o pai, Naouphal Farid Ibrahim | Foto: Arquivo Pessoal

Sempre ao lado dos pais, Khalid Ibrahim assumiu o controle do Magazine Brasil Líbano após o declínio da saúde do pai.

Mesmo com a chegada de grandes redes varejistas à Capinópolis — como Eletrozema e Eletrosom— o Magazine Brasil Líbano soube se reinventar e continuou a crescer. Um dos grandes segredos dos sucesso foi estabelecer laços de amizade e confiar no cliente.

O empresário Naophal Farid faleceu em 21 de janeiro de 2018, deixando um legado de sucesso, amizades que o admiravam.

Mesmo com a saúde fragilizada, Naophal fazia questão de visitar o Magazine | Foto: Arquivo pessoal familiar
Mesmo com a saúde fragilizada, Naophal fazia questão de visitar o Magazine | Foto: Arquivo pessoal familiar

“A transição feita do papai para nós vai permanecer bem sólida, por foi feita em uma base forte. Pretendemos continuar e que venham os próximos sessenta anos, pois agora, estou com meu filho. O amor é o mesmo, a paixão é a mesma. Vamos lutar para manter a tradição”, disse Khalid Ibrahim.

O filho de Khalid, Willian Andraus, já integra o quadro societário do Magazine Brasil Líbano e adota uma postura de modernizar as operações da empresa.

Com o slogan “Uma tradição que se renova a cada dia”, o Magazine Brasil Líbano mostra que ainda tem muita história para contar.

Vigilante de 39 anos é preso com arma de fogo em Ituiutaba

(Esq) Brian Bowler — embaixador do Malawi—, Joedis Marques e Cleidimar Zanotto | Foto: Reprodução

Audiência pública para implantação do Residencial Ideal III, em Capinópolis, será dia 21