Covid-19: O risco da ‘Onda Vermelha’ em Capinópolis

Aumento de casos de Covid-19 leva autoridades a se preocupar com a possibilidade da cidade entrar na ‘Onda Vermelha’ e ter comércios fechados

DCIM100MEDIADJI_0105.JPG

O aumento no número de pessoas contaminadas pela Covid-19 nos últimos boletins da Secretaria Municipal de Saúde de Capinópolis pode colocar a cidade na Onda Vermelha do Minas Consciente e, se isto acontecer, os comércios não essenciais serão fechados por 28 dias, o que pode representar um desespero para todo o comércio local que já amarga perdas desde a chegada da pandemia da Covid.

Segundo o procurador do Município, Dr. Jander José Tomaz, a preocupação é eminente.

“A nossa taxa de incidência por 100.000 habitantes chega a 206 casos. Isso porque, no dia 11 de agosto, tínhamos 34 casos ativos. Segundo o Plano Minas Consciente, a taxa de incidência de covid-19 é definida como o número de casos novos da doença dividido pela população em risco (população estimada MG FJP 2020) em Minas Gerais durante um tempo especificado (por ano ou mês ou semana).

Diz, o Plano, que os municípios com até 30 mil habitantes receberão tratamento diferenciado, podendo adotar a Onda Amarela – Fase 2, desde que haja aplicação dos protocolos de segurança e:

  • Não possua sistema de transporte coletivo relevante;
  • Possua rotinas e costumes diferentes aos das cidades maiores;
  • Possua densidade demográfica baixa;
  • Possua a incidência de casos ativos confirmados abaixo de 50/100 mil habitantes, em 14 dias.

Atualmente, Capinópolis está na Onda Amarela, em razão de a Macrorregião do Triângulo do Norte estar nesta Onda. A Microrregião de Ituiutaba já é vermelha. Logo, se a Macrorregião ficar vermelha, em razão dos números de Capinópolis não serem bons, a cidade irá imediatamente para a onda vermelha e nela ficará por no mínimo 28 dias, já que para avançar para outra onda requer-se 28 dias, mas para retrogradar é imediato, segundo o Plano Minas Consciente”, disse o Dr. Jander.

Cabe agora à população tomar todos os cuidados, mantendo o distanciamento social, não fazer aglomerações e, se precisar sair de casa, que use máscara e mantenha a higiene pessoal, lavando as mãos com água e sabão, ou higienizando com álcool em gel.

Foto: PMMG/Divulgação

Suspeitos são presos após roubo de máquinas agrícolas e ferramentas em Prata

Avenida JK, em Capinópolis, ganha sinalização horizontal