Vacinação antirrábica continua neste domingo em Capinópolis

Até a tarde deste domingo, cerca de 1200 animais já haviam recebido a dose da vacina contra a raiva. A campanha antirrábica teve início na última sexta-feira

Campanha de vacinação já vacionou cerca de 1200 animais em Capinópolis até a tarde deste domingo (06.set) | Foto: Miguel Antônio
Campanha de vacinação já vacionou cerca de 1200 animais em Capinópolis até a tarde deste domingo (06.set) | Foto: Miguel Antônio

Capinópolis, Minas Gerais. A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, que teve início na última sexta-feira (04.set.2020), continua neste domingo (06.set.2020) até às 16h.

As equipes de vacinação estão em atividade na Rua 102 com a Avenida 111 e 109 — próximo à praça central. Na rua Maria Auxiliadora, no Portal dos Ipês e na Avenida 119, próximo ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Bairro Brasília.

As equipes estão utilizando equipamentos de segurança e adotando medidas para evitar aglomerações devido à pandemia de Covid-19.

Segundo a Educadora em Saúde, Marilane Vilela, de sexta-feira até a tarde deste domingo, cerca de 1.200 animais já foram vacinados.

“A vacina antirrábica é muito importante para seu cão ou gato porque ela é a única proteção que eles têm contra a raiva”, destacou a educadora Marilane Vilela.

A campanha de vacinação será retomada após o feriado de 07 de Setembro. Na terça-feira (08.set.2020), as equipes estarão na Rua José Parreira, no Bairro José Balduíno Sobrinho — na parte da manhã— e na Rua Waldermar Ubelino, no Wagner de Paula — no período da tarde.

Importância da vacinação

A raiva é um vírus que pode ser transmitido do animal para o homem. Ainda que seja considerada incomum nos dias de hoje, ainda gera muitas preocupações para amantes de bichinhos de estimação. Animais infectados pelo vírus da raiva tem um índice de mortalidade próximo de 100%.

A raiva é transmitida através da saliva de animais contaminados, por isso, sua principal forma de propagação é a mordida. Tanto nos pet quanto em pessoas, o vírus pode ficar incubado por até duas semanas até que os sintomas surjam, sendo a agressividade mais notável.

A vacina antirrábica é a única forma de prevenção.

Agentes aplicam vacina na viralata Kiara | Foto: Miguel Antônio
Agentes aplicam vacina na cadela Kiara | Foto: Miguel Antônio

Bombeiros resgatam raposa em residência no Centro de Ituiutaba

Homem desaparece em represa no Município de Prata