Pe. José Maria Rason morre em decorrência da Covid-19 em Ituiutaba

Conhecido pelos fiéis como Padre Zé, o religioso nasceu na Itália. Giuseppe Rason adotou o nome dos pais de Jesus ao se naturalizar brasileiro e foi o primeiro padre a ser ordenado na diocese de Ituiutaba

Ituiutaba, Minas Gerais. Morreu no início da noite desta quarta-feira (09.set.2020), o padre José Maria Rason, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, de Ituiutaba. A morte do religioso — em decorrência da Covid-19—, foi confirmada diocese de Ituituaba, por meio do Bispo Dom Frei Irineu Andreassa.

Pe. José Maria, conhecido pelos fiéis como Padre Zé, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José, de Ituiutaba. Por volta das 19h45, não resistiu ao tratamento e faleceu.

O religioso foi submetido a uma cirurgia no final de julho, após ter fraturado o fêmur. Ainda em recuperação, foi infectado pelo coronavírus e contraiu a Covid-19.

José Maria Rason era padre há 34 anos e havia completado 78 anos de idade na última segunda-feira (07.set.2020).

O corpo permanecerá isolado no Hospital São José. Não haverá velório e o enterro será por volta das 08h desta quinta-feira (10.set.2020). O corpo do religioso deve ser levado no caminhão dos Bombeiros até o cemitério São José.

“Recebemos com pesar, a gente entristece, pois era um irmão. É um momento difícil, pois atinge a família — pois somos irmãos de sacerdócio”, disse o Padre Edivan Queiroz, da paróquia São Pedro e São Paulo de Ituiutaba.

“Homem de oração e da caridade, amante de Jesus presente na Eucaristia, grande incentivador da Adoração Eucarística. Quantas missas! Quantas vigilias Eucarísticas, Quantas confissões! Quantas bênçãos! (…) Agradeço ao Bom deus pelos muitos trabalhos do Pe. José Maria Rason, por tudo que ele foi como pessoa”, destacou o Bispo Dom Frei Irineu em nota.

Giuseppe Rason adotou o nome dos pais de Jesus ao se naturalizar brasileiro
Giuseppe Rason adotou o nome dos pais de Jesus ao se naturalizar brasileiro | Foto: Divulgação

História

Giuseppe Rason nasceu na Itália, na cidade de Figo di Fassa, em 1942, foi o primeiro padre a ser ordenado na Diocese de Ituiutaba, em 12 de outubro de 1985. No Brasil, foi naturalizado com o nome de José Maria Rason.

Nota oficial

TJMG concede medida protetiva a idosa que era agredida pelo filho

Incêndio atinge vegetação de área urbana em Ituiutaba