Incêndio atinge vegetação de área urbana em Ituiutaba

O incêndio pode ter iniciado após uma mulher ter ateado fogo a um amontoado de lixo

Incêndio destruiu grande área de vegetação | Foto: Bombeiros/Divulgação

Ituiutaba, Minas Gerais. Os Bombeiros do 2º Pelotão de Ituiutaba debelaram as chamas em uma área de vegetação na área urbana da cidade. O incêndio atingiu uma área não protegida no Setor Norte na tarde da última quarta-feira (10.set.2020), e estima-se que tenha destruído cerca de 30 hectares de vegetação.

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros deslocou-se até o local com o caminhão e os militares efetuaram o combate por meio de abafadores e técnicas de combate a incêndios florestais.

As chamas foram controladas após uma hora de trabalho dos Bombeiros. Segundo uma testemunha, uma senhora não-identificada colocou fogo num amontoado de lixo que, em função dos fortes ventos, saiu do controle e se espalhou por toda a área de vegetação rasteira.

O período de estiagem concentra o maior índice de queimadas ao longo do ano. Os focos de incêndio são derivados do tempo seco e da ação humana. A falta de chuva, a baixa umidade relativa do ar, a elevação das temperaturas durante o dia e a forte incidência de ventos criam condições ideais para formação e propagação de incêndios em vegetação.

Os bombeiros alertam que provocar incêndios em matas, lixo e entulho é crime ambiental. Embora, ainda seja prática comum na população, é ilegal e pode trazer prejuízos irreparáveis ao meio ambiente e à comunidade.

Pe. José Maria Rason morre em decorrência da Covid-19 em Ituiutaba

PM descarticula laboratório de drogas e prende dois em Ituiutaba