Candidatos impugnados, propagandas irregulares e Covid-19; Leia o resumo da campanha na região

Eleições 2020. Cumprindo o dever de informar, o Tudo Em Dia apresenta um resumo dos primeiros dias da campanha eleitoral que irá eleger prefeitos e vereadores na região. O jornal abre espaço para todos os candidatos a prefeito da região de forma igualitária e reserva o direito de levar a informação de forma factual, ou seja, sem buscar interpretá-los. Em artigos que apontem a opinião de colunistas, será exibido o alerta ‘Este artigo contém opinião’, o que não se aplica à matéria em tela.

Confira o resumo dos primeiros dias campanha na região.

Impugnações

Capinópolis, Minas Gerais. A segunda semana da campanha eleitoral teve início com o anúncio da impugnação do candidato a vice-prefeito do (MDB), Lucimar Batista Belchior (Lucinho). Lucimar foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral, e apresentou renúncia. Nilton Alves da Silva (Kinca da madeireira), foi anunciado para compor a chapa do MDB como vice-prefeito.

Cachoeira Dourada, Minas Gerais. A candidatura de José Emílio Ambrósio (PSD) foi impugnada com base na Lei da Ficha Limpa, no entanto, o candidato recorreu da sentença. O recurso ainda não foi julgado. Os dados constam no sistema da Tribunal Superior Eleitoral.

Propaganda Irregular

Cachoeira Dourada, Minas Gerais. A candidata Professora Núbia (PSB) foi multada em R$ 5 mil por suposta propaganda eleitoral antecipada. De acordo com a denúncia, a pré-candidata teria postado um vídeo com indícios de gastos em período vedado. Segundo a Justiça Eleitoral, a postagem foi feita na rede social Facebook em agosto deste ano. A candidata recorreu e o recurso ainda não foi julgado.

Correção às 13h32 de 07.out.2020 — Apenas um juiz julgou a denúncia contra a candidata Professora Núbia, e não dois, como informado anteriormente.

Capinópolis, Minas Gerais. Na última segunda-feira (05.out.2020), uma emissora de rádio foi multada em 20 mil UFIRS, cerca de R$71 mil reais, por propaganda eleitoral irregular. A decisão foi tomada pelo juiz eleitoral, Dr. Carlos Eduardo da Silva.

Segundo a denúncia, um locutor da Rádio Novo Tempo, que é uma empresa pública, teria postado imagens dos atuais prefeito e vice-prefeito em pré-campanha no perfil da rádio no facebook. A emissora recorreu da sentença, afirmando que não houve veiculação de propaganda por meio de ondas sonoras — sua principal atividade. O juiz entendeu que o perfil na rede social é uma extensão da programação da emissora. O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais irá julgar o recurso da rádio.

Canápolis, Minas Gerais. O candidato a prefeito Enivander Alves de Morais (PSD), foi julgado após denúncias de que teria efetuado postagem de vídeo profissional no Facebook, com supostos gastos antecipados, entretanto, o juiz julgou improcedente o pedido.

Covid-19 e aglomeração de pessoas em ato de campanha em Ipiaçu

Ipiaçu, Minas Gerais. Os candidatos a prefeito em Ipiaçu, Edvaldo Rosa da Costa (PROS), Fortunato Antunes de Oliveira (Avante) e Rafael Evangelista Capanema (PP), firmaram acordo que visa evitar aglomerações. A decisão do acordo veio após uma aglomeração de atos de campanha no primeiro dia de campanha (27.set.2020).

Ministério Público Eleitoral firma acordo com partidos da comarca de Capinópolis

Correção às 13h33 de 07.out.2020 — O acordo foi firmado entre o Ministério Público Eleitoral com os partidos e candidatos, e não Justiça Eleitoral, como informado anteriormente.

A Ministério Público Eleitoral da comarca de Capinópolis, que inclui os municípios de Cachoeira Dourada, Canápolis, Centralina e Capinópolis, firmou acordo com candidatos a prefeito, presidentes de partidos e representantes de coligações para minimizarem os impactos sanitários em tempos de pandemia.

Orientações:

  • Ficou acordado que os partidos investirão mais em marketing digital para minimizar o manuseio de jornais, folders, cartilhas e informes publicitários.
  • Ficam proibidas as manifestações que aglomerem pessoas, como comícios, passeatas, carreatas e arrastões. As reuniões poderão ocorrer com no máximo 30 pessoas.
  • Fogos de artifício ficam proibidos.

Saiba como óleos de plantas e frutas podem auxiliar na qualidade de vida

Quatro incêndios de grandes proporções foram registrados na região e o Triângulo arde em chamas