Sandra Barbosa é anunciada como Secretária de Saúde de Ituiutaba

Sandra Barbosa já ocupou o mesmo cargo no Município de Santa Vitória, mas foi em Capinópolis que acabou recebendo maior projeção profissional

(Esq) Sandra Barbosa e Leandra Guedes | Foto: Facebook
(Esq) Sandra Barbosa e Leandra Guedes | Foto: Facebook

Ituiutaba, Minas Gerais. Sandra Aparecida Barbosa Fernandes é a primeira secretária a ser anunciada no futuro governo da prefeita Leandra Guedes (Avante).

O anúncio foi feito da tarde desta sexta-feira (20.nov.2020) por meio do perfil da prefeita eleita em uma rede social.

“Escolhemos uma profissional que nos últimos anos mostrou por onde passou sua credibilidade, ética, carinho, respeito com a saúde e com quem precisou buscar atendimento no setor público. Sandra Aparecida Barbosa Fernandes será a Secretária de Saúde de Ituiutaba. E traz uma grande bagagem para assumir a pasta: é graduada em enfermagem, pós graduada em Saúde da Família e Auditoria no SUS pelo Instituto Passo 1. É especialista em Políticas e Gestão Pública pela Escola de Saúde Pública de MG”, disse Leandra Guedes.

Ao Tudo Em Dia, Sandra Barbosa disse que foram quatro anos de desafios e conquistas.

“Estou triste por deixar Capinópolis, onde fui tão bem acolhida. Foi um ciclo que se fechou em minha vida, um ciclo de desafios e dificuldades, principalmente financeiras na área da saúde, mas de grandes conquistas. Foram grandes conquistas, não só para a população e para o Município de Capinópolis, foram grandes conquistas para minha vida profissional. Capinópolis me deu uma visibilidade muito grande. Considero estes quatro anos como de aprendizado e muito conhecimento. Capinópolis me deu uma bagagem imensa, de buscar projetos, de utilizar os instrumentos do SUS — já que o município não tem recursos. Sou eternamente grata ao prefeito Cleidimar, à minha equipe, às pessoas de Capinópolis por reconhecerem meu trabalho. É com o coração partido que deixo Capinópolis”.

Até 2016, Sandra Barbosa esteve à frente da Secretaria de Saúde de Santa Vitória e posteriormente, de Capinópolis, durante o primeiro mandato do prefeito Cleidimar Zanotto. Em 2017, assumiu a gestão da saúde em Capinópolis diante de um cenário delicado, no entanto, solucionou problemas crônicos como a falta de médicos, paralisações e falta de insumos.

Diante de sua gestão frente à pasta da saúde, partos voltaram a ser efetuados em Capinópolis e mutirões de cirurgias de catarata foram realizados. Dois pontos que merecem destaque é a instalação de uma unidade semi-intensiva no Hospital Municipal — em parceria com o Ministério Público Estadual— e a aquisição de um novo aparelho de Raio-X, por meio de emenda parlamentar do deputado federal André Janones (Avante).

O prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto, desejou sucesso à Sandra Barbosa.

“Em nome do povo de Capinópolis, expresso meus agradecimentos à Sandra Barbosa por todo apoio dado a nossa população. Foram anos de dedicação e envolvimento com a nossa sociedade. Sandra, foram anos de grandes desafios, mas sua dedicação e amor pela profissão fizeram a diferença. Desejamos que este novo momento da sua vida profissional alcance o sucesso e o reconhecimento que obteve em Capinópolis. Gerindo a pasta da Saúde em um polo como Ituiutaba, sabemos que terá a oportunidade de auxiliar toda a região do Pontal do Triângulo Mineiro”, disse o prefeito Cleidimar Zanotto.

Ao Tudo Em Dia, o prefeito destacou que um novo nome para gerir a Secretaria de Saúde de Capinópolis deve ser anunciado em breve.

Acessível e dinâmica, Sandra Barbosa foi homenageada na Câmara Municipal de Capinópolis em 2019.

Na ocasião, os parlamentares pontuaram os avanços que a saúde pública alcançou em Capinópolis nos últimos dois anos. Este período compreende o início do primeiro mandato do prefeito Cleidimar Zanotto — reeleito no último domingo.

Sandra Barbosa recebe homenagem na Câmara Municipal de Capinópolis | Foto: Paulo Braga
Sandra Barbosa recebe homenagem na Câmara Municipal de Capinópolis | Foto: Paulo Braga

Em 2020, ficou diante de um dos maiores desafios da carreira — a pandemia de Covid-19. Figurou em várias reportagens do Tudo Em Dia, sempre preocupada em levar informações seguras e orientações contra o perigoso e desconhecido coronavírus SARS-Cov-2.

Como medida preventiva, implementou barreiras sanitárias nas entradas de Capinópolis em março de 2020. Veja:

Currículo

enfermeira assistencialista no Hospital Santa Catarina de Uberlândia, enfermeira responsável técnica na Instituição de longa permanência Panfilio Van de Brooke e enfermeira coordenadora da Atenção Primária em Santa Vitória.

Prefeitura e ‘Legaliza Brasil’ entregam Escritura de imóveis a famílias em Gurinhatã

Gaeco deflagra operações para combater PCC no Triângulo Mineiro