in , ,

Confirmado caso de reinfecção por covid-19 no Brasil

Mulher de 37 anos, de Natal, no Rio Grande do Norte, e profissional da área de saúde foi infectada pela segunda vez por variação distinta da doença

Brasil. Com uma nova alta do número de casos confirmados de covid-19 em diversos estados do Brasil, o país acaba de entrar para o mapa mundial de locais em que foi confirmada reinfecção pelo novo coronavírus. O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (10/12) que a paciente, uma profissional da área de saúde de 37 anos teve diagnóstico da covid-19 confirmado pela segunda vez, quatro meses após a primeira infecção.

A mulher reside em Natal e testou positivo em outubro. Passaram-se 116 dias desde que ela foi considerada curada, em junho deste ano.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que foi informado do caso nesta quarta-feira (9/12), a partir de relatório do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz, no Rio de JaneiroblankblankForam processadas duas amostras clínicas para que a confirmação fosse anunciada, após testes RT-PCR em tempo real.

Segundo a conclusão do laboratório, a profissional foi infectada por tipos diferentes da doença. “As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas”.

O ministério disse ainda que o resultado reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel.