in

Integrantes da administração municipal de Uberlândia são definidos por Odelmo Leão

O professor Abatenio de Andrade Marquez Neto é o único nome que não estava no secretariado da gestão anterior

Odelmo Leão Uberlândia Integrada II — Foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação
Odelmo Leão Uberlândia Integrada II — Foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação

O prefeito reeleito de Uberlândia, Minas Gerais, definiu os nomes que integrarão o governo municipal. O professor Abatenio de Andrade é o único nome que não integrava a antiga gestão.

Confira quem são as qualificações dos anunciados segundo informações da Prefeitura de Uberlândia.

Marly Vieira da Silva Melazo – Secretária Municipal de Administração: é graduada em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, atuou na Universidade Federal de Uberlândia como pró-reitora administrativa, vice-diretora do Centro de Ciências Humanas e Artes, coordenadora do Curso de Economia, diretora da Faculdade de Ciências Econômicas e vice-diretora da Faculdade de Ciências Econômicas. Foi secretária municipal de Administração de 2007 a 2012 e já estava no cargo ao final da gestão anterior.

Abatenio de Andrade Marquez Neto – Secretário Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação: tem mestrado pelo Instituto Superior de Educação de Ituiutaba (2007), e experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Foi procurador-geral do Município até 31 de dezembro, quando pediu exoneração para concorrer ao cargo de vereador nas Eleições 2020.

Mônica Debs Diniz – Secretária Municipal de Cultura e Turismo: graduada em Educação Artística, com Habilitação em Música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (SP), tem formação musical na área de piano. Como servidora pública estadual, atuou como professora, vice-diretora e diretora do conservatório Estadual Cora Pavan Capparelli. Foi também secretária municipal de cultura de Uberlândia de 2005 a 2012 e de 2016 a 2020.

Iracema Barbosa Marques – Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação: jornalista, ingressou na Prefeitura Municipal de Uberlândia em 1985 na Secretaria Municipal de Ação Social – atual Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação. Participou da implantação da Delegacia da Mulher e dos Conselhos Municipais da Mulher, da Assistência, da Criança e do Adolescente e de todos os projetos sociais ligados ao órgão.

Tânia Maria de Souza Toledo – Secretária Municipal de Educação: graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Triângulo, com pós-graduação em Processos de Ensino Aprendizagem, atuou na rede pública municipal de ensino, como servidora concursada, desempenhando diversas funções no quadro do magistério. Ela também tem experiência profissional com magistério no Ensino Superior e coordenadoria pedagógica em escolas particulares.

Henckmar Borges Neto – Secretário Municipal de Finanças: administrador com especialização em controladoria e finanças, é concursado da Prefeitura de Uberlândia. Atua na Secretaria de Finanças desde 1993. Foi chefe de tesouraria entre 1995 e 1997 – ano em que passou a ocupar o cargo de tesoureiro-geral do Município.

Ana Paulo Procópio Junqueira – Secretária Municipal de Governo e Comunicação e Secretária interina de Gestão Estratégica: trabalhou na Câmara de Deputados, em Brasília e atuou em todos os mandatos de Odelmo Leão como deputado federal, como secretário de Agropecuária de Minas e prefeito de Uberlândia. Foi secretária municipal de Governo de 2005 a 2012 e de 2016 a 2020.

João Batista Ferreira Júnior – Secretário Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos: advogado, especialista em Direito Público, ocupou o cargo de procurador jurídico e posteriormente de secretário da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Uberlândia na gestão 2005 a 2012. Estava à frente da pasta ao final do mandato anterior.

Norberto Carlos Nunes de Paula – Secretário Municipal de Obras: engenheiro civil, pós-graduado em Administração Pública, foi responsável técnico pela execução de obras privadas e públicas em Uberlândia. Funcionário público municipal efetivo durante 36 anos, foi diretor da PRODAUB e Futel, chefe de gabinete do ex-prefeito Paulo Ferolla e vereador por quatro mandatos. Já estava à frente da pasta ao final da gestão anterior.

Roberta Braga de Paula Nogueira – Secretária Municipal de Planejamento Urbano: arquiteta e urbanista, a profissional ocupou cargos na Prefeitura de Uberlândia nas Secretarias de Desenvolvimento Social, Habitação e Trabalho, Meio Ambiente e Serviços Urbanos e Educação entre os anos de 2006 a 2012. Trabalhou ainda como assessora de planejamento urbano de 2018 a 2020. Já estava à frente da pasta ao final da gestão anterior.

Emerson Gonçalves Aquino – Secretário Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil: com formação profissional na área de segurança pública, Emerson Aquino foi Agente de Polícia Federal por 15 anos e Delegado da Polícia Federal por 18 anos, chefiando, inclusive, a Delegacia da Polícia Federal em Uberlândia entre 2010 e 2013. É especialista em Gestão de Políticas de Segurança Pública e em Consultoria Organizacional. Após sua aposentadoria em janeiro de 2017, aceitou o convite da atual administração para assumir a Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil.

Gladstone Rodrigues da Cunha Filho – Secretário Municipal de Saúde: médico, foi reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), diretor do Hospital de Clínicas da UFU (HC-UFU), assessor regional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e secretário municipal de Saúde entre 2006 e 2012 e de 2016 a 2020.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Divonei Gonçalves dos Santos – Secretário Municipal de Trânsito e Transportes: servidor público de carreira desde 1989, foi secretário de Trânsito e Transportes na segunda gestão de Odelmo Leão, entre os anos de 2011 e 2012. Atuava recentemente como assessor municipal de Trânsito e estava à frente da pasta ao final da gestão anterior.

Geraldo Alves Mundim Neto – Procurador-Geral do Município: advogado atuante na área de Direito Público há mais de 8 anos. Foi Secretário Municipal de Governo, na atual gestão, e atuava recentemente como Assessor Jurídico na Secretaria Municipal de Gestão Estratégica. Estava à frente da Procuradoria-Geral ao final da gestão anterior.

Adicionaldo dos Reis Cardoso – Diretor Geral do Departamento de Água e Esgoto (Dmae): empresário no setor de construção civil com 47 anos de experiência profissional em Uberlândia. Bacharel em Direito, Técnico Químico e em Edificações. Foi vereador em Uberlândia na legislatura 2000 a 2004; secretário de Serviços Urbanos de 2005 a 2008; vereador na legislatura 2009 a 2012. Antes de assumir como diretor geral, estava no cargo de diretor de resíduos sólidos do Dmae. Já estava à frente da autarquia ao final da gestão anterior.

Luiz Carlos do Egypto – Diretor Executivo da Empresa de Apoio e Manutenção (Emam): não há informações sobre o perfil dele. Já ocupava o cargo ao final da gestão anterior.

Carlos Henrique Costa Nazareno – Diretor Geral da Fundação de Excelência Rural Uberlândia (Ferub): engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Bacharel em Direito e advogado pela Universidade Federal de Uberlândia, com Mestrado em Educação Agrícola, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Iniciou sua vida profissional com Extensionista da EMATER – MG em 1972, sendo Supervisor Local de 1979 a 1988. Foi Diretor Geral do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) de 1992 a 2004. Foi secretário de Agropecuária e Abastecimento de Uberlândia de 2005 a 2008 e Gerente da Fazenda Experimental da EPAMIG em Uberlândia de 2009 a 2015. É Diretor Geral Ferub desde janeiro de 2017.

Edson Cézar Zanatta – Diretor Geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel): atleta de basquete nas décadas de 60 e 70 pelo Uberlândia Tênis Clube (UTC) e pelo Praia Clube, onde anos depois ocupou o cargo de diretor de Esportes, Zanatta é graduado em Administração e Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi diretor-superintendente do Martins e presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub). Também foi secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo entre 1993 e 2000, gestões de Paulo Ferolla e Virgílio Galassi e vereador de Uberlândia de 2001 a 2004.

André Luiz Goulart – Superintendente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Uberlândia (Ipremu): bancário aposentado, foi vereador de Uberlândia de 1997 a 2004, superintendente do IPREMU – Instituto de Previdência do Município de Uberlândia de 2005 a 2012, retornando à superintendência em janeiro de 2017. Foi presidente da Associação Mineira dos Institutos de Previdência Municipal do Estado de Minas Gerais (Amiprem) de 2005 à 2012. E retornou à presidência em janeiro de 2019, diretor da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), de 2005 até 2012, retornando como vice-presidente em janeiro de 2019 e membro titular do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios da Previdência Social (Conaprev), desde janeiro de 2019.

Reginaldo Aparecido Mendes – Diretor Presidente da Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub): formado em Administração de Empresas, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, é servidor público desde 1991. Ainda, com curso em Desenvolvimento J2EE open-Source com Módulo Desenvolvimento Web, Introdução a Linguagem Java, Struts Hibernate e Tiles, curso de PUP Powerlogic Unified Process (UML), Desenvolvimento com jCompany Básico e jCompany Avançado, curso Tirando o Máximo do jCompany 2.5.