Capinópolis, Minas Gerais. Uma tarde para ficar na memória de sete famílias, que moram no antigo acampamento do Departamento Edificações e Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER/MG). Na tarde desta sexta-feira (08.jan.2021), sete famílias receberam a regulamentação de seus imóveis de forma definitiva.

Assista:

Há décadas, o local foi utilizado como base dos trabalhadores do DER que contruíam a rodovia que liga Capinópolis à Ituiutaba.

A extensão territorial é de seiscentos metros entre o km 23,6 e a ponte do “Córrego do Capim”, que fica próximo ao trevo de acesso à Canápolis-Mg e Cachoeira Dourada-Mg.

A entrega da documentação foi realizada pelo prefeito Cleidimar Zanotto, por volta das 16h na sala de reuniões da prefeitura de Capinópolis. Vereadores e secretários participaram o evento. O senhor João Maurício, morador da localidade, ressaltou a emoção de receber a documentação.

CCAA Capinópolis

“Eu estou muito realizado, graças a Deus, estou muito alegre. Isso é um sonho nosso”

Em 2013, a área chegou a ser requisitada pelo DER, que mobilizou lideranças políticas em favor das famílias. A área pertencia ao Estado de Minas Gerais e foi doada, em 2014, ao Município de Capinópolis após mobilização.

Caetano Neto da Luz, que sempre atuou em favor da regulamentação da área, destacou que esse é o trabalho do político. “O importante é que todo irão receber a tão sonhada escritura. Isso, para nós, é motivo de satisfação e de muita alegria. Quero me reportar ao ano de 2013, quando teve uma notificação do DER, pedindo para desocupar aquela área. O que era para ser despejado, hoje, vão receber uma escritura definitiva”, disse Caetano.

Dona Noemi Mirtes da Silva destacou a alegria de estar recebendo a documentação que regulariza a área. “Eu tenho uma alegria muito grande. A gente está muito contente e só tenho a agradecer, primeiramente, a Deus e o pessoal que empenhou”.

O aposentado Genival Roseno de Lima disse que este é um momento feliz em sua vida. “A emoção é muito grande, por que é um momento feliz para mim. Hoje, concretizou [a posse do imóvel] através dos companheiros que tem nos ajudado. Só tenho a agradecer e pedir que Deus abenço a cada um”.

Em 2018, o vereador Daniel França foi o autor da Lei 1.641, que “Instituiu o programa Municipal denominado ‘Meu Lar’ para regularização fundiária urbana no Município de Capinópolis”.

Ao Tudo Em Dia, o prefeito Cleidimar Zanotto pontuou a emoção de poder realizar o sonhos das famílias.

“Com certeza, a gente fica emocionado, por que eles ficam alegres, sempre sonharam com isso. O sonho deles, para nós, também passou a ser um sonho. E quando você realiza este sonho, com certeza, a emoção é muito grande”, finalizou o prefeito.

As famílias ainda terão três anos de isenção do IPTU da área.

Fotos