Triângulo mineiro recebe a 1ª edição do “Novos Prefeitos Empreendedores”

Carlos Melles, diretor nacional do Sebrae | Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (28), a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Sebrae promoveram a primeira edição dos webinários voltados aos Novos Prefeitos Empreendedores das nove regionais do Sebrae no Estado, e que envolverão, também, as microrregionais. O Triângulo Mineiro foi a primeira região a receber o evento, que marca o início da segunda fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, lançado em agosto do ano passado pelas duas instituições, em parceria para o desenvolvimento dos municípios mineiros.

No encontro, acessado por mais de 300 gestores e servidores de dezenas de municípios, foram apresentados os serviços e programas oferecidos pelo Sebrae e as ações da AMM em prol da construção de políticas públicas de desenvolvimento econômico e de melhoria do ambiente de negócios. Foram registradas as presenças dos prefeitos e prefeitas de Campos Altos, Itapagipe, Tupaciguara, Pirajuba, Uberlândia, Uberaba, Campo Florido, Delta, Veríssimo, Conceição das Alagoas, Água Comprida, Conquista, Indianápolis e União de Minas.

O presidente da AMM e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, foi enfático na sua fala de apresentação. “Utilizem os serviços da AMM, nos demande, nos acione quando precisar”. Segundo ele, “esse é um movimento importante que a Associação faz junto com o SEBRAE, para poder levar qualificação para as prefeituras. Tanto a qualificação na gestão, que é um foco de trabalho da AMM, quanto a qualificação no fomento ao desenvolvimento local, para poder gerar riqueza em âmbito local, e consequentemente, melhorar a condição da gestão e das cidades e suas populações”.

Ele destacou ainda que é preciso somar forças nas fileiras do movimento municipalista para continuar nossas conquistas no sentido do aprimoramento da gestão. “É o nosso foco e objetivo. Esse aprimoramento passa pela luta institucional que a gente faz com as outras esferas de governo, e passa também pelo aprimoramento da gestão interna dos municípios”, disse.

O evento reafirma o sucesso da iniciativa das duas entidades, que focam em oferecer suporte técnico e capacitação aos prefeitos e prefeitas, servidores, empresários e empreendedores na implementação de medidas e ações que favoreçam os pequenos negócios e a sustentabilidade econômica local.

O diretor presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, também deu as boas vidas aos gestores eleitos e reeleitos, destacando a importância da parceria com os municípios e dados sobre as ações do Sebrae. “Nossa função é de oferecer o SEBRAE como instrumento de desenvolvimento municipal e para isso temos uma extensa gama de ações e projetos para ajudar os gestores. O SEBRAE é uma esteira de apoio pra ser usada, assim como a AMM, em conjunto”.

Para o diretor técnico do SEBRAE Minas, João Cruz, a parceria com a AMM foi possível devido à visão de futuro do atual presidente da entidade, Julvan Lacerda, que, segundo ele, vem firme no intuito de fortalecer o caráter de treinamento e capacitação da entidade. Ele pontuou também os desafios dos gestores e a necessidade de se criar uma visão empreendedora no desenvolvimento de cada localidade no momento de crise pandêmica que vivemos. “Esse momento ainda é de enfrentamento da pandemia, existem questões que realmente atravessaram a nossa agenda, mas não podemos perder de vista que, no pós-pandemia, os prefeitos terão que ser muito inovadores e criativos para que os municípios possam se recuperar”, disse.

Na mesma linha, o vice-presidente da AMM, Rui Ramos, destacou que a pandemia trouxe uma série de dificuldades e a preocupação maior é a retomada da economia. “Precisamos utilizar o que essas entidades sérias nos oferecem para que possamos voltar à vida normal e que os municípios possam caminhar de uma forma positiva”.

Palestras

Além da apresentação de todos os serviços oferecidos pela AMM pelo coordenador-geral de Comunicação da entidade, Lu Pereira, a parte técnica do webinário contou com três importantes palestras sobre as ações e programas oferecidos pelo Sebrae para os gestores municipais.

Para apresentar o tema: Desenvolvimento econômico local, o gerente da unidade de articulação para o desenvolvimento econômico do Sebrae Minas, Alessandro Chaves.

A segunda palestra foi sobre instrumentos de gestão e indicadores de desenvolvimento, com o gerente da unidade de inteligência empresarial do Sebrae Minas, Felipe Melo.

A última palestra do dia ficou a cargo do gerente regional Triângulo do Sebrae Minas, William Rodrigues de Brito, para apresentar o tema: governança e planos de desenvolvimento. Ele detalhou aos presentes onde o Sebrae está na região, bem como os técnicos de cada localidade, que podem auxiliar os gestores.

Próximo evento

A próxima edição deste encontro será realizada na próxima terça-feira, dia 2 de fevereiro com as lideranças municipais e empreendedores da região Noroeste do estado.