Mesmo diante pandemia, Conselho de Patrimônio continua atuante em Capinópolis

Capinópolis, no Triângulo Mineiro | Foto: Tudo Em Dia fotos aéreas
Capinópolis, no Triângulo Mineiro | Foto: Tudo Em Dia fotos aéreas

Capinópolis, Minas Gerais. Desde o início do ano de 2021, apesar da situação de pandemia, o município de Capinópolis tem se esforçado para dar continuidade às ações de proteção do patrimônio cultural, com a elaboração de planejamento para o ano e as ações de Inventários de bens culturais da cidade, visando a preservação de sua memória.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Iracilda Pereira Duarte, gestora cultural do município, juntamente com o Setor de Patrimônio Cultural, tem trabalhado para que o município continue desenvolvendo ações de preservação de sua história

No mês de fevereiro, houve a realização da primeira reunião do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, que discutiu vários assuntos, dentre eles a aprovação do plano de aplicação do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural, que será direcionado à conservação e restauração dos bens culturais. A reunião foi realizada de modo remoto com o aplicativo Google Meets, com a participação da Presidente do Conselho Júlia Vieira Alvarenga, Maria Zélia da Cruz, Iracilda Pereira Duarte, Marina Braga, Eliene Garcia e o historiador Cláudio Scarparo Silva. 

O conselho aprovou a aplicação do Fundo no Conservatório de Música e em ações de divulgação do patrimônio cultural da cidade.

Iracilda tem sempre parabenizado a atuação do conselho e o apoio do prefeito Cleidimar nas ações de proteção e preservação de nossa memória e história. 

O Setor do Patrimônio Cultural juntamente com o Conselho e as escolas municipais estarão estudando meios digitais para levar até o aluno o conhecimento dos bens culturais de Capinópolis.