Modelo de respirador adquirido por Capinópolis | Foto: Secretaria de Saúde
Modelo de respirador adquirido por Capinópolis | Foto: Secretaria de Saúde

Capinópolis, Minas Gerais. A Secretaria de Saúde de Capinópolis recebeu quatro respiradores pulmonares no último sábado (13.mar.2021). A solicitação foi feita pelo secretário de Saúde, Giovani Mafioleti, no dia 05 de Março, através da assessoria do Deputado Federal Zé Vitor (PL). (Veja ofício).

O pedido foi encaminhado diretamente para o Ministro da Saúde, General Eduardo Pazuello, que atendeu Capinópolis prontamente.

Os respiradores serão utilizados tanto nos leitos de enfermaria Covid-19 do hospital FAEPU, e também na realização de transferências de pacientes para UTI´s — quando disponíveis.

“Considerando a situação de calamidade e dificuldade em transferir pacientes para UTI´s, esses equipamentos são de fundamental importância para a preservação da vida de pessoas, e garantir maior qualidade nos atendimentos enquanto o paciente aguarda transferência. A realidade da nossa região, no que diz respeito a leitos de UTI, ainda é muito preocupante, por isso precisamos investir cada vez mais na qualidade do nosso atendimento”, disse o secretário Giovani.

CCAA Capinópolis

O ventilar mecânico, também conhecido por respirador pulmonar, é um equipamento essencial para a manutenção da respiração em pacientes que apresentam alguma deficiência respiratória, seja ela transitória ou permanente.

blank
Quatro respiradores chegaram ao hospital municipal no último sábado (13.mar.2021) | Foto: Secretaria de Saúde de Capinópolis