Codiv-19: Prefeitos do Triângulo e Alto Paranaíba podem formar consórcio para compra de vacinas

Digiqole Ad

Cerca de 30 prefeitos e secretários Municipais de Saúde da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba participaram de uma reunião, na manhã desta terça-feira (16.mar.2021), com o deputado estadual Delegado Heli Grilo (PSL). O objetivo da reunião é iniciar tratativas para formação de um consórcio regional para aquisição de vacinas. O representante do laboratório internacional TMT Globalpharma participou da reunião on-line.

O deputado Heli Grilo deu mais detalhes desta reunião

Deputado Heli Grilo (PSL/MG)

Questionado pelo Tudo Em Dia de onde viriam os recursos para aquisição de tais vacinas, o deputado alegou — “A situação financeira dos municípios mineiros tem sido observada com atenção desde antes da pandemia. A compra das vacinas deve ser feita com recursos municipais destinados ao enfrentamento da Covid-19, ou seja, são recursos estaduais e/ou federais que os municípios vem recebendo para as medidas urgentes”.

Segundo apurado pelo Tudo Em Dia, os municípios não estão recebendo recursos exclusivos para combate à pandemia em 2021, apenas os repasses de custeio da saúde.

De acordo com o representante da empresa búlgara, André Luiz Oliveira, a TMT Globalpharma comprou em torno de 15 milhões de vacinas para realizar essa comercialização aos municípios interessados, a um preço unitário um pouco mais baixo do que o comprado pelo Ministério da Saúde. Ele também informou aos prefeitos que 100 mil doses é o volume mínimo para pedido, visto que é a quantidade que cabe dentro dos containers usados no transporte por avião.

Participantes

Entre os presentes, e representando outros prefeitos, estavam o presidente da Associação de Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (AMPLA), prefeito de Pratinha, John Wercollis de Morais; o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (AMVALE), prefeito de Sacramento, Wesley de Santi de Melo, o Baguá; o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP), prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano.

Também participaram da reunião a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul (Cistrisul); o prefeito de Tupaciguara e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro (Cistm), Francisco Borges Neto; e o vice-prefeito de Ituiutaba, Silvio Vilarinho.

Veja também:

Apoio:

Alexandre Santos Gomes advogado em Capinópolis

Central de Jornalismo

https://www.tudoemdia.com

Leia também

Bloqueador de Publicidade

Detectamos um bloqueador de publicidade no seu navegador. Por gentileza, apoie o jornalismo independente brasileiro

Refresh

error: A cópia do conteúdo do Tudo Em Dia é proibida