Capinópolis libera comércio de bebidas alcoólicas. Saiba como outras cidades estão agindo

Segundo o secretário de Sáude, Giovani Mafioleti, outros segmentos do comércio, como academias, salões de beleza e barbearias, devem ter suas atividades retomadas em breve

Capinópolis, Minas Gerais. Logo após a sair da Onda Roxa do Minas Consciente, o Município de Capinópolis publicou novo decreto, flexibilizando o comércio de bebidas alcoólicas. O Decreto 4841/2021 foi publicado na última quarta-feira (31.mar.2021) — leia.

O comércio de bebidas alcoólicas em Capinópolis só poderá ser efetuado na modalidade de delivery ou retirada no balcão. Festas e aglomerações continuam proibidas. O toque de recolher das 20h às 5h continua no município.

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Município de Capinópolis (SMSC) na última quarta-feira (31), indicou 53 casos ativos de Covid-19, índice 76,8% menor que no início da implementação das medidas mais rígidas — compare os boletins.

Em uma entrevista ao vivo no Tudo Em Dia no dia 25 de março, o secretário de Saúde de Capinópolis, Giovani Mafioleti, creditou a redução dos casos à conscientização da população, e não apenas às medidas rígidas. Nesta quinta-feira (01.abr.2021), o secretário ressaltou que outras atividades devem ser retomadas em breve.

Foto: Arquivo/Tudo Em Dia
Foto: Arquivo/Tudo Em Dia

“Acreditamos que essa queda de casos ativos se dá principalmente pela conscientização das pessoas. É injusto colocar o crédito apenas nas medidas adotadas pelo estado, município e secretaria de saúde, até porque elas só surtem efeito se a população entender e aderir. Temos o dever de agradecer a todos que estão comprometidos com a causa que é superar o coronavírus, e precisamos que saúde, comércio, prefeitura e governo sejam parceiros e não inimigos, pois somente juntos vamos vencer essa guerra contra o vírus. A maioria dos municípios da nossa microrregião também está adotando a liberação da venda de bebidas alcoólicas. É preciso entender que esses comerciantes estão sofrendo muito com essa restrição, porque em muitos casos é a principal ou única fonte de renda deles. Outros setores como academias, salões de beleza, clínicas de estética entre outros, também estão pagando um preço alto com as restrições impositivas do governo do estado, e graças a Deus, muito em breve a onda vermelha vai permitir que eles retomem suas atividades, com as devidas limitações e orientações sanitárias. O que precisa continuar acontecendo é a conscientização das pessoas principalmente evitando aglomerações, porque quando os casos aumentam o comércio acaba pagando o pato pelas atitudes irresponsáveis de alguns. Aproveito para pedir aos comerciantes que trabalhem em conjunto com a Saúde no combate ao vírus. Exijam que seus colegas, colaboradores e clientes também cumpram com as medidas sanitárias, como uso de máscara, álcool gel e distanciamento social. É muito dolorido um cidadão perder o seu direito de trabalhar e sustentar a sua família, e somente juntos vamos conseguir evitar que isso volte a acontecer”, ressaltou o secretário de Saúde de Capinópolis, Giovani Mafioleti.

Na última semana, Capinópolis também liberou os cultos e missas no município, desde que se obedeça a limitação de 30% da capacidade de público. A capacidade é aferida por meio do documento de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) — obrigatório para emissão de alvará de funcionamento.

Outras cidades do Pontal do Triângulo, como Santa Vitória e Ituiutaba, também flexibilizaram a realização de cultos e missas com regras de distanciamento.

Ituiutaba matém medidas rígidas até 05 de abril

Ituiutaba manterá as medidas mais rígidas até o dia 05 de abril. Um novo decreto foi publicado na última quarta-feira, 31 de março, mantendo as regras impostas pelo Governo de Minas — baixe o Decreto 9747/2021 na íntegra.

A comercialização de bebidas alcoólicas em estabelecimentos de quaisquer naturezas, seja presencial ou remota, continua suspensa.

Santa Vitória

O comércio de bebidas alcoólicas também continua proibido em Santa Vitória até o próximo domingo (04.abr.2021). O Tudo Em Dia ouviu o secretário de Saúde, Geraldo Júnior. Questionado sobre um possível aumento no índice de aglomerações, o gestor da pasta da saúde destacou — “Eu acredito, sim, que a liberação de venda de bebidas alcoólicas possa ser um fator determinante para que as aglomerações aconteçam”.

Canápolis

O comércio de bebidas está liberado em Canápolis desde a última semana no formato delivery, das 08h às 18h. O Tudo Em Dia questionou o secretário de Saúde de Canápolis, Arnaldo Joarez, sobre os critérios de liberação do comércio e a possibilidade do aumento das aglomerações e impacto no sistema de saúde. “Ainda é muito cedo para ver se haverá impacto. Levamos em consideração a questão comercial e a baixa no número de casos [de Covid-19]”, disse o secretário.

O Município de Centralina — que fica a 24km de distância de Canápolis— não adotou a lei seca, o que dificultou a fiscalização e facilitou a aquisição de bebidas alcoólicas.

Cachoeira Dourada de Minas

O comércio de bebidas alcoólicas foi liberado na última terça-feira (30.mar.2021), após publicação do Decreto 0024/2021 — leia.

Onda Roxa

Depois de ficar enquadrada na Onda Roxa do Minas Consciente por quase um mês, a macrorregião de Saúde Triângulo do Norte, primeira a ser inserida na fase mais restritiva do plano, apresentou melhora em todos os indicadores relacionados à covid-19 e avançou para a Onda Vermelha do Minas Consciente. A decisão, tomada na última quarta-feira (31), pelo Comitê Extraordinário Covid-19 – grupo que se reúne semanalmente para avaliar a evolução da pandemia no estado – e passa a valer a partir de do dia 5/4.

O Governador Romeu Zema (Novo), ressaltou a queda na mortalidade na região do Triângulo Norte. “As medidas estabelecidas pela onda roxa já demonstram resultados positivos na macrorregião Triângulo do Norte. Os índices de internação caíram de 14,04% para 6,42% nas últimas 3 semanas. Além do aumento do isolamento social, a macrorregião também registrou queda na mortalidade média na última semana”, destacou o governador em seu perfil em uma rede social.