Homem em frente a um computador | Foto: Pixabay

Dicas para escolher um bom plano de hospedagem de sites

Escolher um bom plano de hospedagem é fundamental para o sucesso do seu empreendimento | Foto: Pixaby
Escolher um bom plano de hospedagem é fundamental para o sucesso do seu empreendimento | Foto: Pixaby

A digitalização de processos é a solução para qualquer empresa nos dias de hoje. E quando o assunto é digitalizar, é necessário adotar uma série de ações que proporcionam a completa transformação digital da empresa, inclusive comprar hospedagem de site.

Se garantir uma boa presença online é fundamental para viabilizar as estratégias de Marketing no seu negócio na era digital, ter um site deve ser uma das suas prioridades. É aí que adquirir um serviço de hospedagem vai fazer toda a diferença.

Hoje em dia existem várias empresas que vendem planos e serviços de web hosting, por isso é bom saber como escolher qual é o melhor para o seu negócio. Confira nesse artigo algumas dicas para você fazer uma boa escolha.

Saiba como comprar hospedagem de site para melhorar a sua empresa

O plano de hospedagem ideal para o seu site é como um sapato que fica confortável para você usar. Em outras palavras, é aquele que consegue suprir todas as necessidades que o seu site precisa.

A maioria dos sites não necessita de muitos recursos. Geralmente esses sites trazem apenas as informações básicas sobre uma determinada empresa, como, por exemplo, os clássicos “quem somos”, “os nossos serviços” e o “contato”.

Esses sites, que por sinal são muito importantes para a presença digital, não rodam aplicações complicadas e atuam mesmo como uma vitrine do negócio na internet.

No entanto, há projetos online que demandam mais recursos. Sites de notícias e lojas virtuais são dois exemplos. Normalmente eles recebem muitos acessos e por isso necessitam de um plano robusto, com características capazes de suportar o tráfego.

Levando em conta as características do seu negócio e do seu site, você já tem uma boa base para não errar no plano de web hosting. Além disso, você deve analisar outros detalhes que fazem parte de um bom plano.

Armazenamento em disco

Sites e blogs que são constantemente atualizados geralmente comportam várias imagens, vídeos e outras mídias que ocupam bastante espaço. Nesse caso, é bom escolher por planos com 10GB ou mais de armazenamento.

Um site institucional não demanda tanta necessidade de espaço em disco para rodar adequadamente. No entanto, se o seu negócio é frequentemente atualizado com novos conteúdo de imagens e vídeos, é muito provável que você precisa de mais espaço em disco.

Limite de tráfego

Sites com tráfego muito elevado podem ficar “fora do ar” quando superam o limite de acesso dos visitantes. Por isso, na hora de escolher o seu plano, procure saber com a empresa como é o limite do tráfego.

Isso ocorre pelo grande volume de dados que são trafegados nos servidores, causando congestionamentos e as quedas do site. Por isso, se perceber que o seu site está tendo grande volume de acessos e caindo frequentemente, isso é um sinal de que está na hora de contratar mais recursos.

A velocidade de carregamento de um site é uma das principais características de boas hospedagens | Foto: Pixabay
A velocidade de carregamento de um site é uma das principais características de boas hospedagens | Foto: Pixabay

Uptime

E falando em tráfego e site fora do ar, pesquise planos que ofereçam um Uptime satisfatório. O Uptime é o tempo em que o seu site permanece online.

Imagine que você tem uma loja virtual e, por algum motivo, ela fique fora do ar. Ainda que sejam poucos minutos offline, esses instantes podem ser decisivos para fazer um usuário desistir de uma compra e apelar para a loja dos concorrentes.

O Uptime é essencial para proporcionar uma boa experiência de usuário, garantindo credibilidade para a sua empresa e um bom atendimento. Lembre-se que as melhores empresas de hospedagem de site oferecem um Uptime de, no mínimo, 99,9%.

Suporte técnico

Como um site deve estar sempre disponível para os usuários, você deve estar preparado para sanar algum problema ou falha que pode acontecer a qualquer hora.

Por essa razão, uma dica que pode salvar o dia do seu negócio é contar com um plano que oferece um bom suporte.

As empresas de web hosting mais qualificadas não apenas proporcionam suporte 24h por dia, mas sim empresas que solucionam o seu problema e que sanem as suas principais dúvidas, otimizando assim o desempenho do seu site.

Segurança Digital

A segurança na internet faz parte daquela lista de “detalhes mais importantes para ter sucesso online”. Uma loja virtual, por exemplo, que não passa confiança aos usuários dificilmente poderá contar com altos índices de vendas.

Por causa disso, é importante avaliar a segurança do plano de hospedagem que você está escolhendo. Pesquise se há a possibilidade de backups frequentes, bem como se há protocolos de segurança.

Histórico da empresa

São várias as empresas que atualmente disponibilizam planos de hospedagem de sites. Uma das maneiras para você não errar na escolha é pesquisar o que os outros clientes tem a falar.

Dê uma olhada no Reclame Aqui, o site bastante conhecido e que traz avaliações a respeito de várias empresas, inclusive das que oferecem planos de hospedagem.

Veja o que os clientes falam a respeito do atendimento, do desempenho dos planos e dos recursos oferecidos. 

Certifique-se que a empresa de hosting tenha um bom atendimento | Foto: Pixabay
Certifique-se que a empresa de hosting tenha um bom atendimento | Foto: Pixabay

A hospedagem de site é uma das soluções para tornar o seu negócio mais competitivo

Ter um site não é difícil. Qualquer pessoa pode criar e gerenciar um site ou blog. Hoje em dia, plataformas como WordPress, Wix e Webnode facilitam muito o processo de criação de um site.

Mas para tornar o seu site profissional e com credibilidade, ele deve ter um bom desempenho. E é aí que o conhecimento sobre como comprar hospedagem de site entra em cena. Graças a um bom serviço de web hosting você pode contar com muita facilidade e segurança.

Endereço de e-mail associado ao domínio

Os bons planos de hospedagem de site disponibilizam para o usuário um e-mail personalizado para o negócio. Ao usar e-mail próprio, você vai conferir mais profissionalismo para o seu empreendimento.

Além disso, um e-mail próprio ajuda a posicionar a marca e o nome da sua empresa com mais confiança e credibilidade.

Velocidade

A velocidade do site é um elemento que deve ser prioridade desde o desenvolvimento até a infraestrutura e a escolha na hora de comprar hospedagem.

O site que possui um rápido carregamento de páginas prioriza uma navegação ágil e amigável. Isso, de certa forma, exerce influência nas práticas de SEO, facilitando que o seu site adquira um bom ranqueamento nas páginas de busca.

Uma boa experiência do Usuário

Com um rápido carregamento de páginas, protocolos de segurança, backups frequentes e outras vantagens que um bom plano de hospedagem de sites proporciona, você acaba estabelecendo para o seu site uma boa experiência de usuário.

Isso é essencial para assegurar a qualidade da sua presença digital e, consequentemente, garantir bons resultados para o seu negócio.

Um bom plano de hospedagem de sites faz toda a diferença para a sua empresa

Em tempos em que a digitalização de processos deixou de ser uma opção e se tornou uma solução e uma questão de adaptação, ter um site é mais que fundamental para qualquer empresa.

A hospedagem proporciona várias vantagens para a sua presença digital, como, por exemplo, presença online, segurança na internet e velocidade de carregamento de páginas.

Portanto, comprar hospedagem para o seu site é a essencial para garantir que a sua empresa sobreviva nessa era que cada vez mais se torna digital.