Contra a Covid, corrente de oração é feita há 400 dias em prédio do Lourdes

De domingo a domingo, às 19h, uma corneta convida os 120 moradores a cantarem e rezarem juntos das janelas
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Religiosamente, de domingo a domingo, às 19h, uma corneta convida os 120 moradores de um prédio no Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, e mais moradores dos prédios vizinhos e quem passar pela rua Bernardo Guimarães para cantar e rezar, cada um de sua janela. Essa rotina acontece há mais de 400 dias, e foi idealizada por duas vizinhas, moradoras do prédio.

A gastrônoma Maria Terezinha de Melo Silva Vieira, de 62 anos,  e a psicóloga Januza Silverio, de 52 anos,  decidiram orar pelas pessoas no período de isolamento. A iniciativa foi compartilhada no grupo de WhatsApp do prédio e todos quiseram participar. “Vai aproximando o horário, as janelas vão se abrindo, as luzes acendendo e as pessoas esperando, o sinal da corneta”, afirma. 

A gastrônoma, que  mora no último dos 15 andares do edifício,  é a responsável pela música. Os vizinhos enviam sugestões por whatsapp e, a cada dia, ela coloca uma canção para tocar. “Já tocamos Padre Marcelo Rossi a Titãs, mas o preferido é Roberto Carlos, pelo menos uma vez por semana tem que ter Roberto Carlos”, conta. No começo, ela utilizava o celular para tocar as músicas, depois uma vizinha a emprestou uma caixa de som. 

Veja vídeo

Segundo Maria Terezinha, a iniciativa foi uma forma de promover encontros com os vizinhos, a maioria idosos, durante a pandemia. Após a cantoria, os moradores rezam um Pai Nosso e uma Ave Maria. “Depois, todo mundo se despede e deseja boa noite, parece cidade do interior”, conta Maria Terezinha, que mora há 30 anos no prédio.

A ideia agora é que as orações sejam mantidas até que todos os moradores estejam vacinados.  Mas como já virou tradição, Maria Terezinha afirma que pensa em manter o hábito pelo menos uma vez por mês, depois da pandemia. 

 

Veja também:

Apoio:

Alexandre Santos Gomes advogado em Capinópolis

1
2
3
4
5
1
2
3
4
5
1
2
3
4
5

Bloqueador de Publicidade

Detectamos um bloqueador de publicidade no seu navegador. Por gentileza, apoie o jornalismo independente brasileiro

Refresh

error: A cópia do conteúdo do Tudo Em Dia é proibida