Betim receberá vacina da Pfizer a partir de segunda-feira (24)

Digiqole Ad

Betim, na região metropolitana, receberá a vacina da Pfizer na próxima segunda-feira (24). O município, que é um dos que tem questionado os critérios usados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na distribuição de doses contra a Covid, é um dos que serão contemplados pelo imunizante. 

Ainda não se sabe a quantidade de doses que serão enviadas à cidade nem a quais grupos elas serão destinadas.

“Assinamos um termo para recebermos a vacina da Pfizer, que receberemos na segunda (24). Vamos recebê-las descongeladas e aplicaremos em até cinco dias todas as doses. Entendemos que isso é uma vitória dos municípios que reclamaram dos critérios de distribuição de doses pelo Estado, que está bem desigual. Até então, apenas as capitais estavam recebendo esse imunizante. E também há a questão dos imunizantes Coronavac e AstraZeneca, cuja produção no país está paralisada por falta de matéria-prima”, disse o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana. 

Segundo o governo de Minas, 47 municípios mineiros receberão a vacina da Pfizer. O Estado vai distribuir 64.350 doses. Alguns critérios foram seguidos para seleção das cidades, além da população total, como o fato de que os municípios estão distantes, no máximo, 2h30 da capital, por modal aéreo ou rodoviário (veículo refrigerado), “a fim de ampliar a segurança da preservação da temperatura de transporte indicada (-15°C à -25°C), observada a estrutura atualmente disponível para logística”, informou o governo de Minas Gerais.

Além disso, as unidades precisam comprovar mecanismos de agendamento para vacinação, que precisa ser duas vezes o total de vacinas disponibilizadas, formando uma lista de espera. O objetivo, portanto, é o consumo de 100% das vacinas em no máximo quatro dias. Isso porque, conforme informa o governo, “o  tempo de validade máximo após abertura do frasco, conservado entre 2°C e 8°C, é de 6 horas”. 

 

Veja também:

Apoio:

Alexandre Santos Gomes advogado em Capinópolis

Leia também

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Bloqueador de Publicidade

Detectamos um bloqueador de publicidade no seu navegador. Por gentileza, apoie o jornalismo independente brasileiro

Refresh

error: A cópia do conteúdo do Tudo Em Dia é proibida