Covid-19: Mediana das idades de internados fica abaixo de 60 anos pela 1ª vez

Estatística revela que as internações no país estão se dando cada vez mais entre as pessoas mais jovens
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A mediana (leia o que é no fim do texto) das idades das pessoas que foram internadas no Brasil por conta de complicações da Covid-19 ficou pela primeira vez, desde o início da pandemia, em março de 2020, abaixo dos 60 anos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (21) pelo Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A estatística aponta que as internações no país estão se dando em maior número entre as pessoas mais jovens do que em idosos.

A análise comparou a Semana Epidemiológica 1 (SE1), compreendida entre os dias 3 a 9 de janeiro de 2021  com a Semana epidemiológica  18 (SE18), compreendida entre os dias 2 a 8 de maio,  e verificou que a mediana da idade das internações foi de 66 anos na SE 1 para 55 anos na SE 18. Já a mediana de idade de internações em UTI foi de 68 anos na SE 1 para 58 anos na SE 18.

Especialistas alertam que os dados mostram que em 2021, as internações por Covid-19 estão cada vez mais ocorrendo entre pessoas mais jovens. “Diferente das últimas semanas, mais da metade dos casos de internação hospitalar e internação em UTI ocorreram entre pessoas não idosas. Em relação aos óbitos, embora a mediana ainda seja superior a 60 anos, ao longo deste ano houve queda num patamar de 10 anos. Os valores de mediana de idade dos óbitos foram, respectivamente, 73 e 63 anos”, diz a Fiocruz.

O que é a mediana?

A mediana é uma estatística que aponta o valor central de um conjunto numérico.  Na prática, todas as idades de pessoas internadas são enfileiradas no papel ou por um programa de computador e o valor da idade que está no centro do conjunto é considerado como a mediana.  Por exemplo, no caso dos números 30, 31, 32, 33 e 34 a mediana seria 32, por ser o número posicionado no centro do conjunto. A mediana se difere da média, unidade mais popularizada.

No caso do cálculo apresentado pelo boletim da Fiocruz, a mediana aponta a idade que está no centro de todas registradas, ou seja, que delimita a concentração de 50% dos casos

Veja também:

Apoio:

Alexandre Santos Gomes advogado em Capinópolis

1
2
3
4
5
1
2
3
4
5
1
2
3
4
5

Bloqueador de Publicidade

Detectamos um bloqueador de publicidade no seu navegador. Por gentileza, apoie o jornalismo independente brasileiro

Refresh

error: A cópia do conteúdo do Tudo Em Dia é proibida