Capinópolis, Minas Gerais. A resposta para o índice de mortes aceleradas em decorrência da Covid-19 na região do Pontal do Triângulo Mineiro, pode ter sido diagnosticada. A secretaria de Saúde do Município de Capinópolis identificou a variante do coronavírus (B.1.1.7), conhecida como variante do Reino Unido.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (16.jul.2021).

O caso de infecção pela variante foi confirmado em um exame coletado há quatro meses, porém, o resultado só saiu agora. O paciente era um idoso, que veio a óbito.

“Essa variante é 40% mais letal do que o vírus identificado inicialmente”, explicou o secretário de Saúde de Capinópolis, Giovani Mafioleti em vídeo.

CCAA Capinópolis

Segundo o secretário, ele não prevê medidas restritivas no comércio, pois acredita que a circulação do vírus tenha maior incidência entre os jovens que estão promovendo aglomerações.

Ao Tudo Em Dia, o secretário afirmou que forma feitas tentativas de rastrear o caso da variante, no entanto, segundo Giovani Mafioleti, a infecção já pode ser comunitária.

Capinópolis já registra 45 óbitos em decorrência da Covid-19 — 36 foram registrados nos 7 primeiros meses de 2021.

Além de Capinópolis, as cidades de Uberlândia, Araxá e Campos Altos também já tiveram confirmação que a nova cepa está circulando.

Ouça o podcast do Tudo Em Dia: