Paulo Braga, jornalista
Paulo Braga, jornalista

O professor Philip Kotler explica que marketing é um processo tanto administrativo, quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.

A American Marketing Association faz a seguinte definição — O Marketing é uma atividade, um conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.

Para entendermos melhor o que diferencia as ações de publicidade, propaganda e marketing, e com base nos conceitos estudados até o momento, podemos destacar:

Marketing: É um conjunto de estratégias e ações que tem o objetivo agregar valor à marcas, produtos ou serviços para atender as necessidades do público alvo envolvido (consumidor, empresa, fornecedores). É amplo e compreende os 4 P´s — Produto, Preço, Promoção e Praça.

Publicidade: Está ligada a uma das estratégias segmentadas dentro do “P” de Promoção, isso, em referência aos 4 P´s do marketing. Ela visa anunciar ou promover um determinado produto ou serviço, podendo ter como forma de divulgação a utilização de espaços comerciais como veículos de comunicação, redes sociais, outdoor, portais de internet, entre outros para que o anúncio chegue ao público desejado.

Propaganda: Similar à Publicidade, a Propaganda visa a divulgação, no entanto, não é ligada à empresas, produtos e serviços. Tem o objetivo de difundir ideias, princípios, doutrinas, causas ou práticas como, por exemplo, em propagandas políticas, religiosas ou de guerra. O Nazismo fez uso imoderado da propaganda.

Leia também:

A importância do marketing para quem não compra seu produto

Como a tecnologia implacável nocauteou minha empresa várias vezes

Ouça o podcast do Tudo Em Dia: