Live entrevista abordou os risco da variante do Reino Unido na região

Digiqole Ad

Capinópolis, Minas Gerais. Os riscos da variante do coronavírus (B.1.1.7), conhecida como cepa do Reino Unido, foi abordada na noite da última quinta-feira (22.jul.2021), em entrevista ao vivo no Tudo Em Dia.

O secretário municipal de Saúde de Capinópolis, Giovani Mafioleti, e o prefeito Cleidimar Zanotto, responderam as perguntas do jornalista Paulo Braga e de internautas do Tudo Em Dia.

Índice acelerado de mortes em decorrência da covid-19

A morte do idoso em Capinópolis, em decorrência da Covid-19, foi registrada em março, no entanto, só no último dia 16 de julho foi confirmado que se tratava da variante do Reino Unido.

“Era um paciente que não viajava, a família toda de Capinópolis, ninguém saiu da cidade”, destacou o secretário de Sáude, após terem tentado rastrear se caso era uma infecção comunitária

No dia 20 de março de 2021 — quando foi colhido material genético do idoso para análise — Capinópolis registrava 27 mortos por complicações da doença. Nos três meses e meio seguintes, outros 18 pacientes perderam a vida — quase o dobro de mortes por covid-19 registradas em Capinópolis durante todo o ano de 2020.

Indagado se a demora em identificar a cepa do Reino Unido, pode ter sido responsável pelo número elevado e acelerado de mortes, Giovani Mafioleti afirmou que sim. “Eu tenho certeza que é. Este estudo para identificar se é variante ou não, ele não é feito pelo município, que não tem o poder de deliberar estas amostras para estudo. A FUNED, instituição que faz a análise dos exames de RTPCR, coletados pelo município, ela seleciona, periodicamente, um número ‘X’ de amostras do estado todo para fazer a análise de sequenciamento”.

Em seguida, o secretário de Saúde afirmou — “Você pode ter certeza, que o vírus está sim, em transmissão comunitária. Não tem como negar”.

Outros assuntos foram abordados durante a entrevista. Questionado sobre o avanço da vacinação em cidades polo maiores, como Uberlândia, o secretário ressaltou que as doses são proporcionais.

“A gente percebe que alguns municípios estão conseguindo avançar a campanha [de vacinação], por que finalizaram os grupos prioritários. Em Capinópolis, o último grupo prioritário pelo plano nacional [PNI] é dos trabalhadores industriais”, disse o secretário de Saúde.

Cleidimar Zanotto afirmou, em resposta aos espectadores que acompanhavam a entrevista, que as aulas devem ser retomadas de forma híbrida em agosto.

Assista à entrevista completa:

Veja também:

Apoio:

Alexandre Santos Gomes advogado em Capinópolis

Central de Jornalismo

https://www.tudoemdia.com

Leia também

Bloqueador de Publicidade

Detectamos um bloqueador de publicidade no seu navegador. Por gentileza, apoie o jornalismo independente brasileiro

Refresh

error: A cópia do conteúdo do Tudo Em Dia é proibida