stunning curly female model jumping on purple background. indoor photo of slim girl in bright yellow dress.
freepik

Para iniciar um empreendimento de moda, não é necessário ter um grande capital monetário ou ser um especialista neste setor. Neste guia vamos te ensinar como fazer para que você seja seu próprio patrão.

Empreendedorismo no ramo da moda é um trabalho em que devem ser tidos em conta diferentes tipos de aspetos que podem garantir que este negócio se manterá a longo prazo, desde planejamentos e pesquisa de mercado, a escolha de fornecedores de roupa no atacado.

Algumas das chaves para iniciar um empreendimento de moda são as seguintes:

1. Planeje a Identidade Visual da marca

Para a realização de um empreendimento de moda, deve-se ter em consideração que é importante ter uma Identidade Visual da marca, tendo em consideração aspectos como a filosofia corporativa, missão, visão, entre outros.

É importante que os elementos da Identidade Visual, como o logótipo, sejam coerentes com a personalidade da marca e o que se pretende transmitir sobre ela, por isso devem ser tidos em consideração os valores que a representam e a distinguem.

2. Conheça bem o mercado

Antes de iniciar um empreendimento de moda, é importante que o mercado e o público específico ao qual os produtos serão comercializados sejam devidamente conhecidos, para isso devem ser levadas em consideração algumas características desses usuários.

Desta forma, você saberá qual o estilo de roupa que costumam utilizar para criar coleções voltadas para as informações coletadas nesses estudos de mercado. Nesse sentido, um dos aspectos essenciais é estudar o nível socioeconômico para saber quanto estariam dispostos a gastar.

Isso permitirá a geração de ideias de negócios de moda onde possam ser oferecidas roupas que correspondam ao público-alvo do negócio.

3. Estude a competição

Um dos fundamentos que ajudam a posicionar uma empresa em seu setor e que deve ser levado em consideração para um empreendimento de moda é conhecer os negócios concorrentes.

Desta forma, você pode criar produtos diferentes e com detalhes únicos que realmente representam uma inovação para seus clientes e potenciais clientes.

4. Ofereça produtos de qualidade

Ao iniciar um empreendimento de moda, é necessário não só colocar em prática algumas técnicas e estratégias de Marketing Digital, mas também oferecer produtos que sejam de qualidade e gerem um impacto real nos utilizadores. Desta forma, você pode criar um negócio de moda que tenha credibilidade e realmente permita a fidelização de seus clientes.

Especial ênfase deve ser colocada na escolha de materiais e acabamentos, para os quais os fornecedores devem ser avaliados, pois serão estes os responsáveis ​​por fornecer peças de boa matéria-prima que também possuem grande resistência e durabilidade.

5. Ofereça os produtos na Internet

Além de ter uma ou várias lojas físicas para oferecer os produtos em um empreendimento de moda, a criação de um e-commerce também pode ser muito lucrativa, já que dessa forma as roupas e acessórios podem ser vendidos em outros locais.

Um e-commerce também oferece a possibilidade de se ter um negócio sem ter uma loja física e ainda, isso permitirá internacionalizar a comercialização desses produtos e poder oferecê-los em outros países.

Da mesma forma, usar algumas redes sociais como Instagram e Facebook para oferecer esses produtos pode ser muito valioso, pois nessas redes os usuários podem ser segmentados para atingir o público certo e oferecer os produtos com campanhas de Instagram Ads ou Facebook Ads.

O design do site de comércio eletrônico deve ser baseado nas principais características do público-alvo, garantindo que seja intuitivo e proporcione uma boa experiência de navegação aos usuários.

6. Mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências da moda

Além de conhecer as características sociodemográficas do público-alvo ao qual os produtos vão ser oferecidos no empreendedorismo da moda, para abrir uma loja de roupas de sucesso também é necessário estar atualizado com as últimas tendências para criar boas coleções.

A moda é mutável e é importante que isso seja levado em consideração para oferecer produtos inovadores e criativos, garantindo que representem o que há de mais moderno em moda.

7. Acompanhe o processo de marketing

No empreendedorismo do setor de moda, é necessário um monitoramento constante para garantir que todo o processo de comercialização corresponda ao planejado para o resultado desejado.

Cada um dos processos de venda e distribuição dos produtos oferecidos neste empreendimento da moda é vital para que o negócio se posicione no setor, por isso é preciso tratar de aspectos como estoque, canais de venda, envio de embalagens, publicidade, entre outros.

Tem interesse em empreender no ramo da moda? Baixe agora o app do Canal Dstak e tenha acesso a uma variedade de fornecedores de roupas em preço de atacado. Não perca tempo e confira já!

Ouça o podcast do Tudo Em Dia: