deputado e o agressor de maria da penha
(Esq) Marco Antonio Heredia Viveros, agressor e ex-marido de Maria da Penha e o deputado Jessé Lopes (PSL)

Um encontro entre o deputado estadual de Santa Catarina Jessé Lopes (PSL-SC) e Marco Antônio Heredia Viveros, colombiano, agressor e ex-marido da brasileira Maria da Penha, acabou chamando a atenção.

“Conhecem este senhor? Seu nome é Marco Antônio, o marido da Maria da Penha. Visitou o meu gabinete e contou sua versão sobre o caso que virou lei no Brasil. Sua história é, no mínimo, intrigante”, destacou o parlamentar em uma postagem nos stories do Instagram.

Magazine Brasil Líbano Dia dos Pais

A postagem do deputado Jessé acabou repercutindo nas redes sociais e gerou revolta em milhares de pessoas, que apontaram que, em casos de agressão como a praticada por Marco Antônio, não há “outro lado da história” – já que ele tentou tirar a vida da ex-esposa.

O agressor de Maria da Penha também foi à Câmara Municipal de Florianópolis, Santa Catarina, na terça-feira (31.ago.2021). Viveros estava acompanhado de um assessor, mas foram convidados a se retirarem da Casa de Leis. A presença foi repudiada pelos vereadores na sessão legislativa desta quarta-feira (01.set.2021).

CCAA Capinópolis
ex maria da penha camara

Maria da Penha

Maria da Penha Maia Fernandes conta 76 anos e é uma farmacêutica brasileira, símbolo da luta contra a violência doméstica.

O então marido de Maria da Penha, colombiano, conseguiu a sua cidadania brasileira após o casamento. Tempos depois, começou a agredi-la, assim como as filhas.

Marco Antonio Heredia Viveros tentou matá-la com o tiro, não obtendo êxito, tentou eletrocutá-la no banho.

ONGs de mulheres e juristas especialistas levantaram o debate público, que acabou levando à sansão da lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade tanto na Câmara dos Deputados como no Senado Federal e foi sancionada sem vetos pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Alexandre Santos Gomes advogado em Capinópolis
Ouça o podcast do Tudo Em Dia: