A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que tem feito mutirões de consultas oftalmológicas para reduzir o tempo de espera dos pacientes. Na capital mineira, a especialidade é a mais procurada para agendamento de atendimento médico gratuito.

No total, aproximadamente 45 mil moradores aguardavam na fila e, na segunda quinzena de setembro este número caiu para 36 mil pessoas. Com os mutirões, somente neste mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) espera quase 12 mil vagas de atendimentos, sendo cerca de 6 mil a mais do que foi oferecido anteriormente ao mutirão.

Magazine Brasil Líbano Dia dos Pais

Durante as consultas são realizados exame de refração, biomicroscopia, tonometria (medida da pressão intraocular) e mapeamento de retina (fundo de olho) em ambos os olhos. “O contato com os usuários, já cadastrados e em fila de espera, para informar o agendamento da data e horário é feito pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde”, explicou a prefeitura.

As consultas de oftalmologia no município são agendadas a partir de uma Central de Marcação de Consultas. O primeiro acesso é realizado por meio dos centros de saúde e, conforme critérios clínicos pré-estabelecidos de prioridade, os pacientes são direcionados para o Centro Municipal de Oftalmologia ou para os demais serviços conveniados.

CCAA Capinópolis
Alexandre Santos Gomes advogado em Capinópolis
Ouça o podcast do Tudo Em Dia:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui