Para quem busca uma chance de se qualificar gratuitamente para o mercado de trabalho a hora é agora. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com inscrições abertas para as últimas vagas do do programa de aprendizagem ‘Trilhas do Futuro’. As inscrições vão até 18 de outubro.  

Podem se inscrever estudantes do ensino médio. Quem já concluiu o segundo grau também pode participar.  Não há limite de idade para realizar os cursos profissionalizantes.   

Magazine Brasil Líbano Dia dos Pais

Os interessados devem procurar a unidade Senai mais próxima de casa e realizar a inscrição presencialmente.  São oferecidas 36 opções de cursos técnicos com duração de um ano. A lista de aprovados será divulgada no dia 20 de outubro no site: www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.  Durante o curso os estudantes terão direito a alimentação e vale-transporte. 

O atendente de fast food Marcos Vinícios da Silva, de 21 anos, não perdeu tempo e já se inscreveu no curso técnico de enfermagem. Ele mora no bairro Goiânia, na região Nordeste de Belo Horizonte.  O atendente está à procura de qualificação profissional, e o curso técnico gratuito será o início de uma nova jornada na vida dele.  

CCAA Capinópolis

 “O curso técnico será capaz de me ajudar a melhorar de vida, vou ganhar mais, e consequentemente, vou ter uma vida melhor. Não dá mais para trabalhar em subempregos e ser mal remunerado. Temos que ter expectativas de melhorias na vida, o estudo e o trabalho, são a chave para dias melhores”, frisou Silva. 

O motorista de aplicativo Werlen Lourenço, de 32 anos, também espera novas oportunidades por meio da qualificação profissional. 

“Esse curso de graça é uma oportunidade boa para mudar de área. Vou fazer o curso técnico em manutenção industrial. Desse modo, vou poder ingressar no meio industrial e garantir um trabalho em uma empresa com chance de carreira e benefícios como carteira assinada e remuneração mensal garantida,” enfatizou o motorista de aplicativo.  

Já o influenciador digital Vitor Alves, de 23 anos, está em busca de aperfeiçoamento.

“Vou aproveitar essa chance desses cursos de graça e fazer um curso na área do marketing e do digital para aprender ainda mais sobre as redes e internet. Quero melhorar e aperfeiçoar o que eu já faço”, disse Alves.  

Mais orientações sobre as inscrições 

Para se inscrever o interessado deve procurar presencialmente uma unidade Senai mais próxima de casa, até o dia 18 de outubro, munido de documentos pessoais – carteira de identidade, cpf, comprovante de endereço e de escolaridade, e realizar a inscrição.  

Unidades Senai 

As vagas estão disponíveis em 56 unidades do Senai espalhadas pelo estado. Para saber quais cursos ainda restam, horário para realização das inscrições, número de vagas e os endereços das unidades Senai em Belo Horizonte e na região metropolitana, basta acessar o site: www.trilhasdefuturo.mg.gov.br 

Alguns cursos ofertados

Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem, Técnico em Estética, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Móveis, Técnico em Vestuário, Técnico em Mecânica, Técnico em Agricultura, Técnico em Mecatrônica, Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais, Técnico em Edificação, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Marketing, entre outros.  

Sobre o programa 

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo ofertar, gratuitamente, aos jovens cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente.   

Alexandre Santos Gomes advogado em Capinópolis
Ouça o podcast do Tudo Em Dia:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui