Agronegócio: brigada aérea contra incêndios será implementada em Capinópolis

Capinópolis, Minas Gerais. Prefeitos, deputados e lideranças do agronegócio local se reuniram em um evento para formalização de uma brigada aérea contra incêndios. O evento foi realizado nesta terça-feira (19.out.2021), e foi organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis e Cachoeira Dourada, com o apoio da CRV Industrial, unidade Capinópolis.

A medida busca preservar lavouras, investimentos, fauna, flora, mas acima de tudo, vidas humanas.

Magazine Brasil Líbano Dia dos Pais

O encontro foi aberto oficialmente pelo sócio diretor da CRV Industrial, sr Paulo Fernando Cavalcanti de Morais Filho. O evento também contou com a presença de lideranças do agronegócio, dos prefeitos de Capinópolis, Ituiutaba, Ipiaçu e Cachoeira Dourada, além do deputado estadual Leonídio Bouças e do deputado federal Aelton Freitas.

A Polícia Militar foi representada pelo Sargento Marcos Martins. A Câmara Municipal de Capinópolis foi representada pela presidente Letícia Souza.

CCAA Capinópolis

O diretor da CRV Industrial, Paulo Filho, ressaltou que o projeto inovador na região só será viável por meio de parcerias. “Todo mundo junto, as usinas, os produtores, a sociedade, todo mundo junto. Eu tenho certeza que, se conseguirmos juntar tudo, a gente vai dar um grande passo para frente”, disse o diretor.

Tiago Textor é um dos fundadores da empresa aérea que prestará o serviços à brigada de incêndio. “A gente já tem experiência com outras brigadas. Ela funciona dessa maneira: O avião fica à disposição, o piloto fica pronto, e acionando, o avião decola em até 10 minutos para fazer o combate”, salientou o Textor.

O supervisor da Start Química, Leandro Della Penna, afirmou que o produto que será pulverizado, um retardante, não é tóxico.

O Tenente Luiz Donizete, comandante do 2º Pelotão de Bombeiros de Ituiutaba, ressaltou a importância da brigada aérea. “É extremamente importante, é uma ferramenta útil, extremamente eficaz para fazer frente a essa situação que tanto aflige a nossa região”, disse o comandante se referindo aos intensos incêndios que assolaram a região do Pontal do Triângulo Mineiro.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis, destacou a importância de contenção rápida dos incêndios. “É uma coisa muito importante para nós, porque sabemos que às vezes, o fogo foge do nosso controle e precisamos de todas as formas possíveis para que nós venhamos tentar controlar o fogo”, disse o presidente do sindicato.

Cleidimar Zanotto (PSB), prefeito de Capinópolis, e a prefeita de Ituiutaba (Avante), Leandra Guedes, ressaltaram a importância das parcerias. “A união faz a força, e juntos, podemos fazer a diferença na nossa região”, disse Zanotto.

Leandra Guedes ainda salientou que o deputado federal André Janones tomará conhecimento da brigada aérea. “Sabemos da importância da brigada aérea, e com certeza Ituiutaba vai ser parceira. Até me coloquei à disposição, não só a mim, mas também levarei o projeto ao nosso deputado André Janones, para que a gente consiga trazer recursos”.

A brigada deve ser implementada logo após a formalização oficial dos componentes da comissão. 

Após o encerramento do evento, uma demonstração da aeronave que fará o combate aos incêndios foi realizada.

Alexandre Santos Gomes advogado em Capinópolis