Escritores estrangeiros estão confirmados para Bienal do Livro do Rio

Autores internacionais de renome participarão da 20ª Bienal do Livro Rio, considerado o maior festival literário do país. O evento acontecerá de 3 a 12 de dezembro próximo, no Centro de Convenções Riocentro, situado na Barra da Tijuca, zona oeste da ...
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Autores internacionais de renome participarão da 20ª Bienal do Livro Rio, considerado o maior festival literário do país. O evento acontecerá de 3 a 12 de dezembro próximo, no Centro de Convenções Riocentro, situado na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense, e terá 50% da capacidade presencial, além de transmissão online pelo site.

Um dos escritores estrangeiros convidados é o português Valter Hugo Mãe. Ele acaba de lançar, em Portugal, seu oitavo romance, intitulado As Doenças do Brasil. Trata-se de uma história de aventura, resistência e busca pela paz. O escritor participará de uma sessão na mesa A nação na língua, que falará sobre literatura e diversidade.

A Bienal Rio marcará a chegada ao Brasil da escritora argentina Mariana Enriquez, que lançou recentemente o romance Nossa parte de noite. A obra já está sendo comparada por críticos ao livro Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez.

Outro autor confirmado é o mestre japonês dos mangás Junji Ito, especialista em histórias de horror. Como a Bienal do Livro adotará um modelo híbrido a partir deste ano, ele participará online, o mesmo ocorrendo com o autor norte-americano de suspense e histórias em quadrinhos, Matt Ruff. Uma das obras de Ruff, intitulada Lovecraft Country, foi adaptada pela HBO para uma série de televisão.

Participarão ainda da Bienal a escritora de romances de época Julia Quinn, autora da série Bridgerton, lançada pela Netflix; a autora norte-americana de romances históricos e contemporâneos Beverly Jenkins; e Josh Malerman, o autor de Bird Box (“Caixa de Pássaros”), filme adaptado com Sandra Bullock. Malerman comparece à Bienal do Rio pelo segundo ano consecutivo.

Todas as mesas de debates serão transmitidas pelo hub (centro) de conteúdo da Bienal.

Diversidade

Marcello Casal jr/Agência Brasil

A Bienal do Livro do Rio é realizada pela multinacional francesa GL events, em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Em entrevista à Agência Brasil, o presidente do SNEL, Marcos da Veiga Pereira, informou que o coletivo curador, novidade da edição deste ano, “se empenhou em desenhar uma programação comprometida com a diversidade, abordando múltiplas narrativas e perspectivas sobre assuntos que contemplam os diferentes públicos que visitam a Bienal. O estímulo ao debate e à pluralidade de vozes é tão vital ao nosso evento quanto à cidadania, numa perspectiva nacional”.

Pereira salientou que o super time de autores nacionais e internacionais que vai participar da Bienal, presencial e virtualmente, dará esse tom híbrido ao evento, em termos de formato e também de trocas de ideias. “Ao final de cada dia, o visitante terá usufruído do melhor conteúdo de literatura e cultura pop do mundo”.

Para o mercado editorial brasileiro, o presidente do SNEL observou que é muito significativo que um evento que celebra o livro e a leitura seja o pioneiro na retomada de encontros de grande porte no Rio de Janeiro. Lembrou que desde 2015, o setor editorial enfrenta uma sequência de notícias negativas. Estudos mostram que durante a pandemia houve um aumento no hábito da leitura e um estreitamento de laços das pessoas com os livros.

“Então, poder aproveitar e festejar este momento durante a Bienal é formidável! Para as editoras, o evento sempre trouxe uma exposição extraordinária para as obras e uma troca direta com o público, que é um dos grandes diferenciais para quem trabalha com livros. Temos grande expectativa de que a Bienal deste ano expanda ainda mais a visibilidade e o aquecimento das vendas que acontece de forma singular durante o evento”, concluiu Marcos Pereira.

Veja também:

Apoio:

Alexandre Santos Gomes advogado em Capinópolis

1
2
3
4
5
1
2
3
4
5
1
2
3
4
5

Bloqueador de Publicidade

Detectamos um bloqueador de publicidade no seu navegador. Por gentileza, apoie o jornalismo independente brasileiro

Refresh

error: A cópia do conteúdo do Tudo Em Dia é proibida