Maionese: aprenda como fazer opção caseira e simples do molho

São inúmeras as vantagens em se preparar, em casa, aquela maionese para acompanhar pratos e sanduíches: saem os conservantes, entra o sabor mais pronunciado de cada ingrediente. Alguns temperos, além disso, podem ser colocados a gosto, criando uma receita única, para surpresa de quem prova. “É um dos molhos mais versáteis que eu conheço”, lembra o chef Caio Soter, do Pacato e do Jardim Restô Bar, ambos em Belo Horizonte, que ensina a sua forma de preparo (veja no vídeo abaixo).

E para os que imaginam que possa ser difícil, Soter opta por uma receita simples, preparada no liquidificador (com um pouco de limão) e que fica pronta em poucos minutos. 

Magazine Brasil Líbano Dia dos Pais

Leia também: Guacamole: veja como fazer receita fácil do prato mexicano

Depois é só aproveitar como quiser: em uma salada de batatas, no hambúrguer e até no salpicão de frango.

CCAA Capinópolis

VEJA COMO FAZER MAIONESE CASEIRA NO LIQUIDIFICADOR

Maionese

Ingredientes
300 mL de óleo de milho
2 gemas
1 colher de sopa de mostarda dijon
1 limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Veja mais: Batata-palha caseira: como fazer receita fácil e crocante? Aprenda os truques

Como fazer
Em um liquidificador, coloque as gemas, a mostarda dijon e o suco do limão. Bata em potência baixa e vá adicionando o óleo em fio. Quando estiver firmando, aumente a potência do liquidificador, para terminar de estabilizar. Tempere com sal e pimenta a gosto.

 

O jornal O TEMPO publica semanalmente a série Como Fazer, com receitas deliciosas e fáceis. Você pode acompanhar no nosso portal, no canal no Youtube e no perfil no Instagram. Veja todas as receitas aqui.

Alexandre Santos Gomes advogado em Capinópolis